Press "Enter" to skip to content

Finlândia se mantém na liderança pelo 7ª ano consecutivo no Relatório Mundial de Felicidade

Última atualização 20/03/2024 | 18:02

A Finlândia se mantém na liderança pelo sétimo ano consecutivo no Relatório Mundial de Felicidade, divulgado nesta quarta-feira, 20, que avalia suporte social, renda, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção para determinar a felicidade nacional. Em seguida vem Dinamarca e Islândia.

O Brasil conquistou a 44ª colocação, ficando atrás apenas do Uruguai (26º) e Chile (38º) na América do Sul.

Jan-Emmanuel De Neve, diretor do Centro de Pesquisa de Bem-Estar da Universidade de Oxford e editor do relatório, destacou que o PIB per capita, a distribuição de riqueza e um estado de bem-estar contribuem significativamente para o bem-estar das pessoas.

O relatório revela que, na Noruega, Suécia, Alemanha, França, Reino Unido e Espanha, os idosos são significativamente mais felizes do que os jovens, enquanto Portugal e Grécia apresentam o padrão oposto.

A felicidade entre os jovens, com idades entre 15 e 24 anos, diminuiu drasticamente na América do Norte, enquanto a Europa Central e Oriental registrou os maiores aumentos.

O Oriente Médio e o Norte da África viram uma diminuição na felicidade, especialmente entre os grupos de meia idade. O Afeganistão e o Líbano, devastados pela guerra, permanecem os países mais infelizes do relatório.

O primeiro Relatório Mundial sobre Felicidade da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa global das Nações Unidas, foi publicado em 2012.

Confira o top 10 países mais felizes:

  1. Finlândia
  2. Dinamarca
  3. Islândia
  4. Suécia
  5. Israel
  6. Holanda
  7. Noruega
  8. Luxemburgo
  9. Suíça
  10. Austrália