Segunda edição do Sábado Tem Museu é realizada em Aparecida neste sábado, 25

A segunda edição do Sábado Tem Museu já está com data marcada. Neste sábado, 25 de maio, às 10 horas, o encontro acontecerá no Museu de Geociências (MusGeo), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Campus Aparecida de Goiânia. O projeto faz parte do aplicativo “Fala Sério, aqui tem museu!”, uma iniciativa da CALÍOPE Projetos e Ações Patrimoniais cujo objetivo é tornar instituições culturais acessíveis à população de forma lúdica e informativa.

A visita mediada – não apenas guiada, visto que estimula uma troca de conhecimento por meio de perguntas e compartilhamento de impressões e informações – será nos laboratórios de Geologia e Paleontologia do MusGeo. Os visitantes terão acesso a todo o acervo do museu, que inclui minerais e rochas datadas da época de formação geológica do planeta Terra, além de fósseis de dinossauros e de megafauna (conjunto de animais de grandes proporções corporais, acima de 44 quilos, que conviveram com a espécie humana e, depois, foram extintos).

A museóloga à frente da CALÍOPE, Bárbara Freire, explica que a escolha do local que receberá a segunda edição do Sábado Tem Museu não foi aleatória. “O Museu de Geociências foi selecionado entre as 47 instituições mapeadas no Fala Sério, tanto para trazer o evento para Aparecida de Goiânia como por tratar de assuntos do período anterior à colonização portuguesa no Brasil, temática que estamos abordando nessas primeiras edições”, afirma.

Sequência estratégica

Na primeira edição, realizada em abril, a visita aconteceu na Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (IPHAN-GO), com visita à exposição “Goiás: 11 mil anos”. Após trazer um panorama sobre a história e objetos que comprovam a ocupação humana no estado de Goiás, o Sábado Tem Museu convida o público para uma viagem a um período ainda mais antigo, que remonta à linha do tempo da evolução planetária.

Nesta edição, além da museóloga Bárbara Freire, estarão presentes outras duas profissionais da equipe CALÍOPE: a arqueóloga Joanne Ester Ribeiro e a intérprete de libras Débora Fernandes, a fim de tornar a visita acessível também ao público deficiente auditivo. O evento contará ainda com a participação da equipe do Museu de Geociências da UFG: o professor de paleontologia Carlos Roberto Candeiro, a professora de geologia Elisa Soares Rocha Barbosa e os graduandos do curso de Geologia da universidade.

A participação no Sábado Tem Museu é gratuita, porém é necessário realizar inscrição, já que as vagas são limitadas. Os interessados podem acessar o aplicativo Fala Sério pelo link https://pwa4.app.vc/fala_serio/home, via Google Play ou, ainda, pelo Instagram @falaserioapp. Em seguida, é só selecionar “Inscrições Sábado Tem Museu”. Cada inscrição deve ser individual, ou seja, é necessário inscrever cada criança e/ou membro da família separadamente.

Sobre o Sábado Tem Museu

Com o objetivo de estimular o acesso à cultura de maneira leve, interativa e informativa, o Sábado Tem Museu é um projeto inovador que possibilita que a população visite museus e instituições culturais de Goiânia e Aparecida de Goiânia gratuitamente e com mediação de especialistas. Previsto para ocorrer uma vez por mês, sempre aos sábados, entre 10 e 12 horas, o projeto tem uso de linguagem voltada para crianças, com dinâmicas lúdicas nas visitas mediadas, pensadas para estimular os pais a terem essa experiência junto com os filhos.

O Sábado Tem Museu é um dos projetos do aplicativo Fala Sério, desenvolvido pela CALÍOPE Projetos e Ações Patrimoniais. O app engloba outras oito iniciativas, incluindo mapeamento de 47 museus, instituições culturais e centros culturais de Goiânia e Aparecida de Goiânia, além de acesso virtual a 24 Tours 360º e mais de 105 museus do Brasil e do mundo.

Sobre a CALÍOPE

A CALÍOPE Projetos e Ações Patrimoniais atua em instituições e empresas de salvaguarda patrimonial e de difusão cultural, com ênfase em museus e centros culturais. Presta serviços de Gestão Museológica, Documentação, Conservação Preventiva, Expografia e Ação Educativo-cultural. A instituição tem como missão oferecer produtos e serviços por meio de projetos e ações inovadoras nas áreas de Patrimônio Cultural e Museologia, para a gestão e preservação do patrimônio cultural de forma ética, com qualidade e respeito às pessoas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

CCJ do Senado aprova custeio de habilitação para pessoa de baixa renda

Avançou, no Senado, o Projeto de Lei (PL) 3.965/2021, que, quando sancionado, possibilitará o uso de valores arrecadados por meio de multas de trânsito para custear a carteira de habilitação de pessoas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

A proposta foi aprovada nesta quarta-feira, 18, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue a plenário. Como a matéria sofreu alterações durante a tramitação no Senado, retornará à casa de origem (Câmara dos Deputados) após sua aprovação.

Entre as mudanças está a exigência de exame toxicológico para a renovação da habilitação de todas categorias de motoristas profissionais – inclusive aqueles que trabalham em empresas de transporte individual.

Peculato qualificado

Outra matéria aprovada pela CCJ é a que prevê aumento de pena para os crimes de peculato qualificado, quando há desvio de recursos nas áreas de saúde, educação ou seguridade.

Atualmente, a pena é de dois a 12 anos de prisão. O PL 1.038/24 prevê reclusão de quatro a 16 anos, além de aplicação de multa.

A mesma pena será aplicada nas situações de crime de responsabilidade, se praticado por prefeitos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp