A Polícia Federal (PF) cumpre 12 mandados judiciais, sendo nove mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão, contra investigados suspeitos de movimentar R$ 59,5 milhões com a entrada ilegal de mais de 488 pessoas nos Estados Unidos. Os alvos são cumpridos em endereços de Goiânia e Anápolis.
Segundo a PF, as imigrações legais ocorreram entre 2018 e 2023. O grupo era responsável por ajudar no ingresso ilegal de imigrantes brasileiros no território norte-americano, passando pela fronteira entre o México e EUA. Os suspeitos contavam com a ajuda de membros de outros municípios brasileiros e de pessoas que morava no país, recebendo aqueles que conseguiam cruzar a fronteira ilegalmente.
A investigação apontou que, mesmo com os valores cobrados, muitos dos imigrantes não conseguiram cruzar a fronteira entre o México e os Estados Unidos, sendo detidos e deportados para o Brasil.
Os investigados pela operação, apelidada de Dark Route, responderam pelos crimes de promoção ilegal, lavagem de dinheiro e associação criminosas, podendo pegar pena de até 18 anos de reclusão.