Caiado destaca avanços de Goiás durante palestra em Santa Catarina

O equilíbrio fiscal e o desenvolvimento econômico alcançados por Goiás nos últimos anos foram os temas principais da palestra do governador Ronaldo Caiado, nesta sexta-feira ,7, em evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis (SC). O chefe do Executivo foi convidado para falar sobre os avanços da gestão estadual a uma plateia formada por empresários catarinenses e lideranças políticas locais.

Caiado lembrou o rombo encontrado quando assumiu o Estado, em 2019. A dívida pública consolidada ultrapassava R$ 17 bilhões e havia salários do funcionalismo atrasados e caixa praticamente vazio. A prioridade era colocar a casa em ordem. “Todo mundo sabe como promover o equilíbrio fiscal. O difícil é ter coragem política para implantá-lo”, afirmou. “Fizemos reduções de gastos e assumimos uma política austera.”

O governador enumerou as principais ações executadas no início de sua gestão que geraram impactos positivos: “Priorizei uma reforma da previdência mais ampla que a do governo federal; depois, uma reforma administrativa extensa e a redistribuição dos incentivos fiscais, para que nenhuma região mais carente não tivesse atendimento”. Ao longo desse período, Goiás aderiu ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e renegociou dívidas.

Resultados

Em meio ao desafio de reerguer Goiás, Caiado mencionou outro embate duro: a pandemia de Covid-19. “Saímos da crise fiscal seguida de pandemia”, disse ele. Mas os resultados vieram. Entre 2021 e 2023, a arrecadação do Estado cresceu cerca de 19% acima da inflação, enquanto o PIB acumulou alta de mais de 11%. Neste período, foram criados mais de 320 mil empregos formais, graças à melhoria no ambiente de negócios e à desburocratização, o que atraiu investidores.

Mais que reformas e contenção de despesas, Caiado apontou que o ciclo virtuoso do estado decorreu de um olhar atento às necessidades do cidadão. Nesse contexto, houve o esforço para reduzir a extrema pobreza — atualmente, Goiás possui a menor taxa do Brasil, graças às políticas sociais implementadas. No mesmo grau de importância, acrescentou ele, estão os avanços na segurança pública, educação e saúde.

A palestra do governador foi precedida por discursos dos anfitriões do evento. O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, declarou que a forma de Caiado governar “coincide muito com o pensamento do empresário catarinense”. Já o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, apontou o líder goiano como uma “figura da mais alta relevância da política nacional”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos