Uma operação da Polícia Civil de Goiás resultou na prisão de Valtair Fernandes de Oliveira Júnior, supervisor comercial de uma multinacional de fertilizantes agrícolas em Goiânia, suspeito de desviar quase R$ 1,5 milhão da empresa. Ele se aproveitava do cargo para falsificar notas fiscais, assinaturas eletrônicas, e-mails e contratos de vendas das mercadorias da empresa.
Segundo as investigações, Valtair era responsável por uma carteira de clientes que movimentava cerca de US$ 200 milhões. Utilizando sua posição, ele inseria dados falsos no sistema de compra e venda, enganando funcionários do setor de cobrança e clientes para transferir valores para suas contas pessoais. Parte dos valores desviados foi recebida na conta bancária de seu filho, menor de idade.
Mesmo após ser demitido, Valtair continuou a contatar clientes e a cobrar valores pendentes, chegando a receber cheques sem o conhecimento da empresa. A empresa descobriu os desvios e ele foi preso no Setor Serrinha, em Goiânia. De acordo com a Polícia Civil, ele responderá pelo crime de estelionato.
Além disso, Valtair já responde pelo mesmo crime em Minas Gerais, onde teria causado prejuízos milionários a outra empresa. A imagem do investigado foi divulgada para identificar outras possíveis vítimas de seus crimes.
A PC de Goiás ressaltou a importância da operação para combater fraudes financeiras e proteger empresas de atividades criminosas. A investigação segue para apurar todos os detalhes e identificar se há mais envolvidos no esquema.