Alunos denunciam racismo em faculdade de São Bernardo do Campo: “Somente para brancos”

Alunos do 3º ano da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, denunciaram recentemente um suposto caso de racismo dentro da instituição. O incidente ocorreu devido à exposição de um cartaz escrito “entrada permitida somente para brancos” na porta de uma sala de aula.

O recado teria sido colocado no começo de novembro, por um professor de Sociologia e Antropologia, que fazia uma simulação de como funcionava a segregação racial. Uma ocorrência foi registrada por estudantes na Polícia Civil, mas a Secretaria da Segurança Pública confirmou que investigações não consideraram a prática como ato criminoso.

Vídeos enviados por alunos, disponibilizados por advogados que representam as vítimas, mostram que o professor que pediu a tarefa se justificou e de “bronca” nos alunos por terem registrados os fatos. Nas imagens, é possível ouvir o professor falando: “Alguém desinformado, que simplesmente podia ter batido na porta e perguntado: ‘o que está acontecendo?’ e a gente explicaria. Mas alguém foi lá, tirou uma foto e colocou nas redes da faculdade. Virou um caos”, disse.

Em nota, a FDSBC informou que o cartaz foi utilizado no contexto de uma atividade pedagógica, realizada com o objetivo de promover uma discussão crítica sobre as consequências jurídicas da prática de racismo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos