Projeto de lei em Campinas (SP) amplia gratuidade em estacionamentos para idosos e PCDs: votação decisiva na Câmara.

A Câmara de Campinas (SP) analisa nesta segunda-feira (25), em 2ª votação, um projeto de lei que obriga dobrar o tempo de gratuidade nos estacionamentos de shoppings, centros comerciais e similares para idosos, PCDs e respectivos acompanhantes. A sessão começa às 18h. O projeto de lei foi apresentado em agosto de 2024, passou em primeira votação na quarta-feira, 13 de novembro, onde foi aprovado por unanimidade. Em caso de aprovação na segunda votação, ele será submetido à análise do prefeito, que pode vetá-lo ou aprová-lo. Se for aprovado, o projeto é publicado no diário oficial da cidade e vira lei.

Segundo a Casa Legislativa, a proposta prevê a extensão do “intervalo de tempo entre a entrada e a saída dos estabelecimentos definidos no art. 1º desta Lei, em que não se é cobrado a taxa do estacionamento”. As penalidades em caso de descumprimento estão previstas no Art. 56 da Lei nº 8.078/1990, o Código de Defesa do Consumidor. Dentre elas, poderá ocorrer: multa, cassação do registro do produto junto ao órgão competente, suspensão temporária de atividade, revogação de concessão ou permissão de uso, cassação de licença do estabelecimento ou de atividade, interdição, total ou parcial, de estabelecimento, de obra ou de atividade, intervenção administrativa.

O proponente do projeto de lei cita a necessidade de levar em consideração eventuais problemas de mobilidade das pessoas beneficiadas. “São pessoas que naturalmente levam mais tempo para se deslocar e chegarem até seus veículos, e que por isso muitas vezes têm de pagar estacionamento por causa desta condição específica. Então a ideia é que em um shopping, por exemplo, em vez de terem 15 minutos para entrar e sair sem pagar, tenham 30 minutos”, fala o vereador Edvaldo Cabelo (PL).

Portanto, essa medida busca garantir mais acessibilidade e facilitar o dia a dia de idosos, PCDs e seus acompanhantes ao frequentarem estabelecimentos comerciais. A votação desta proposta é de extrema importância para a cidade de Campinas (SP) e poderá impactar positivamente a vida de muitas pessoas. A população aguarda ansiosamente pelo desfecho dessa decisão que reflete diretamente na qualidade de vida e inclusão social daqueles que mais necessitam. Acompanhe as atualizações sobre esse projeto e os desdobramentos na Câmara de Campinas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mulher é presa por suspeita de matar filho com facada no pescoço em Capivari: caso choca cidade

Mulher é presa suspeita de matar filho com golpe de faca no pescoço em Capivari

O caso ocorreu na casa da família no Bairro Santo Antonio DE. DE mulher, de 45 anos, foi presa em flagrante suspeita de matar o filho, de 20 anos, em Capivari (SP) na tarde deste domingo (24), segundo a Polícia Civil. A vítima foi ferida no pescoço e morreu na casa da família no bairro Santo Antonio. DE investigada tinha um ferimento na barriga e foi levada para DE Santa Casa da cidade, onde permanece internada sob escolta.

DE faca usada no crime, uma carta e demais objetos foram apreendidos. A perícia foi acionada e o caso registrado como homicídio na Delegacia Seccional DE Piracicaba (SP).

Ainda segundo DE Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), os policiais encontraram o rapaz morto na residência. “A indiciada, mãe do jovem, apresentava um ferimento no abdômen, após atentar contra a própria vida. O socorro foi acionado e ela encaminhada ao hospital local”, descreveu.

À Polícia Civil, DE marido da mulher contou que tomou um café preparado por ela por volta das 9h de domingo. O homem disse que sentiu algo diferente no fundo do copo e, depois, acabou dormindo. Quando acordou, perto das 15h, segundo relato dele à corporação, ele foi até DE cozinha e encontrou DE esposa de barriga para cima, vomitando, com uma faca no abdomen.

DE marido afirma ainda que, ao ver DE mulher caída, agiu por instinto, retirou DE faca e a colocou em cima da pia. Ele relatou à polícia que depois foi até DE sala e encontrou DE filho morto. Em seguida, voltou à cozinha e encontrou um bilhete deixado pela esposa, mas estranhou porque ela não costumava escrever com letra de forma, como estava na mensagem.

Na ocorrência, a polícia registra que DE mulher teria feito exames e cirurgia para retirada do útero. Segundo DE marido, ela apresentava quadro depressivo. O filho dele prestaria a segunda fase do vestibular para faculdade neste domingo.

O velório da vítima ocorre nesta terça-feira (26), às 6h, em Capivari.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp