Morador de Trindade com doença genética rara morre após esperar por vaga de UTI
Rodrigo Paulo de Araújo Andrade sofria de Distrofia Muscular de Becker. Ele tinha 42 anos e morreu numa UPA da cidade.
1 DE 2 Rodrigo Paulo de Araújo Andrade, em Goiás — Foto: Arquivo pessoal/Karine Andrade
Rodrigo Paulo de Araújo Andrade era um morador de Trindade, na Região Metropolitana de DE, que sofria de uma doença genética rara e acabou falecendo depois de aguardar por uma vaga de UTI. Rodrigo Paulo de Araújo Andrade tinha 42 anos e lutava contra a Distrofia Muscular de Becker, uma condição que resulta na deterioração dos músculos do corpo.
Rodrigo veio a óbito na manhã de terça-feira (26), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dilson Alberto de Souza, em Trindade. Segundo Karine Araújo de Andrade, irmã de Rodrigo, ele foi internado no sábado (23) após a piora da distrofia. O paciente apresentava sonolência, falta de apetite e interrupção da produção de urina no dia da admissão.
> “Ele foi para a UPA, foi hospitalizado, mas seu estado de saúde só foi se deteriorando. Ele apresentava pressão muito baixa e outros problemas. Até que necessitou de uma vaga na UTI. Ontem [dia 26], ele foi para a oxigenação e acabou falecendo”, relatou Karine.
A Secretaria de Saúde de Trindade comunicou que a equipe médica solicitou a vaga de UTI para Rodrigo na segunda-feira (25) através da regulação estadual. A Secretaria de Estado de Saúde confirmou que a vaga foi liberada às 6h41 do dia 26, para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). No entanto, Rodrigo não resistiu.
Homem com doença rara morre à espera da vaga em UTI, em Trindade
Karine destacou que seu irmão recebeu um atendimento adequado na UPA, mas expressou sua indignação, afirmando: “pagamos tantos impostos e não recebemos o retorno devido”.
A causa do óbito registrada no atestado de Rodrigo foi insuficiência respiratória aguda grave e distrofia muscular de Becker.
2 DE 2 Rodrigo Paulo de Araújo Andrade, em Goiás — Foto: Arquivo pessoal/Karine Andrade
Nota da Secretaria Estadual de Saúde
Em relação ao caso de RODRIGO PAULO DE ARAÚJO ANDRADE, a SES-GO esclarece que a vaga do paciente foi autorizada ontem, 26/11, às 6:41, e o encaminhamento ocorreu para avaliação especializada no Hugol. O atendimento pela regulação foi provido, contudo, o paciente lamentavelmente veio a óbito. A SES se solidariza com todos os familiares.
Nota da Secretaria de Saúde de Trindade
A Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o paciente Rodrigo Paulo de Araújo Andrade deu entrada na UPA de Trindade diagnosticado com distrofia muscular de Becker e, devido à gravidade do quadro, necessitava de assistência em um leito de UTI.
Foi solicitada, no dia 25 de novembro, uma vaga de UTI junto à regulação estadual; no entanto, não houve retorno sobre a disponibilização do leito. Lamentavelmente, o paciente veio a óbito no final da manhã de ontem (26/11).
A Prefeitura expressa suas condolências à família e reforça o compromisso em melhorar os serviços de saúde oferecidos à população.
Veja outras notícias da região no DE Goiás
VÍDEOS: ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE GOIÁS
50 vídeos