Dólar atinge R$ 5,90 com notícia de isenção de IR em pacote de revisão de gastos

A moeda americana atingiu os R$ 5,90 no pico do dia, por volta das 13h50. De acordo com analistas, a alta de 1,6% se deu em resposta à notícia de que o anúncio do corte de gastos incluirá a isenção de imposto de renda para determinados segmentos. O mercado reagiu negativamente à perspectiva de novas despesas do governo e a possíveis impactos na economia. A desvalorização do real frente ao dólar reflete a incerteza dos investidores em relação às medidas fiscais adotadas. A movimentação do câmbio também é influenciada por fatores externos, como a política monetária dos Estados Unidos e a volatilidade global. A expectativa é de que a alta do dólar pressione ainda mais a inflação no curto prazo, afetando o poder de compra da população. Investidores buscam segurança em ativos estrangeiros diante da instabilidade econômica e política no Brasil, impulsionando a valorização do dólar. A instabilidade cambial reflete as preocupações com o futuro da economia brasileira e a capacidade do governo em equilibrar as contas públicas. A volatilidade do mercado de câmbio deve persistir enquanto não houver clareza sobre as medidas fiscais e a sustentabilidade da dívida pública. A incerteza política e as tensões internas contribuem para a desvalorização do real e para a valorização do dólar no cenário mundial.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Morador de Trindade com doença genética rara morre à espera de vaga em UTI

Morador de Trindade com doença genética rara morre após esperar por vaga de UTI

Rodrigo Paulo de Araújo Andrade sofria de Distrofia Muscular de Becker. Ele tinha 42 anos e morreu numa UPA da cidade.

1 DE 2 Rodrigo Paulo de Araújo Andrade, em Goiás — Foto: Arquivo pessoal/Karine Andrade

Rodrigo Paulo de Araújo Andrade era um morador de Trindade, na Região Metropolitana de DE, que sofria de uma doença genética rara e acabou falecendo depois de aguardar por uma vaga de UTI. Rodrigo Paulo de Araújo Andrade tinha 42 anos e lutava contra a Distrofia Muscular de Becker, uma condição que resulta na deterioração dos músculos do corpo.

Rodrigo veio a óbito na manhã de terça-feira (26), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dilson Alberto de Souza, em Trindade. Segundo Karine Araújo de Andrade, irmã de Rodrigo, ele foi internado no sábado (23) após a piora da distrofia. O paciente apresentava sonolência, falta de apetite e interrupção da produção de urina no dia da admissão.

> “Ele foi para a UPA, foi hospitalizado, mas seu estado de saúde só foi se deteriorando. Ele apresentava pressão muito baixa e outros problemas. Até que necessitou de uma vaga na UTI. Ontem [dia 26], ele foi para a oxigenação e acabou falecendo”, relatou Karine.

A Secretaria de Saúde de Trindade comunicou que a equipe médica solicitou a vaga de UTI para Rodrigo na segunda-feira (25) através da regulação estadual. A Secretaria de Estado de Saúde confirmou que a vaga foi liberada às 6h41 do dia 26, para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). No entanto, Rodrigo não resistiu.

Homem com doença rara morre à espera da vaga em UTI, em Trindade

Karine destacou que seu irmão recebeu um atendimento adequado na UPA, mas expressou sua indignação, afirmando: “pagamos tantos impostos e não recebemos o retorno devido”.

A causa do óbito registrada no atestado de Rodrigo foi insuficiência respiratória aguda grave e distrofia muscular de Becker.

2 DE 2 Rodrigo Paulo de Araújo Andrade, em Goiás — Foto: Arquivo pessoal/Karine Andrade

Nota da Secretaria Estadual de Saúde

Em relação ao caso de RODRIGO PAULO DE ARAÚJO ANDRADE, a SES-GO esclarece que a vaga do paciente foi autorizada ontem, 26/11, às 6:41, e o encaminhamento ocorreu para avaliação especializada no Hugol. O atendimento pela regulação foi provido, contudo, o paciente lamentavelmente veio a óbito. A SES se solidariza com todos os familiares.

Nota da Secretaria de Saúde de Trindade

A Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o paciente Rodrigo Paulo de Araújo Andrade deu entrada na UPA de Trindade diagnosticado com distrofia muscular de Becker e, devido à gravidade do quadro, necessitava de assistência em um leito de UTI.

Foi solicitada, no dia 25 de novembro, uma vaga de UTI junto à regulação estadual; no entanto, não houve retorno sobre a disponibilização do leito. Lamentavelmente, o paciente veio a óbito no final da manhã de ontem (26/11).

A Prefeitura expressa suas condolências à família e reforça o compromisso em melhorar os serviços de saúde oferecidos à população.

Veja outras notícias da região no DE Goiás

VÍDEOS: ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE GOIÁS

50 vídeos

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp