Operação Fittizia: Comboio do Cão lavava dinheiro em padarias fantasmas

Comboio do Cão lavava dinheiro em padarias e distribuidoras fantasmas

A facção e outros criminosos usavam empresas de fachadas de empreendimentos imobiliários e até de produção de concreto para lavar dinheiro. O esquema sofisticado de lavagem de dinheiro e fraudes financeiras conduzidas pelo Comboio do Cão (CDC) usava quatro padarias, duas distribuidoras de bebidas, além de empreendimentos imobiliários e empresas que supostamente produziam concreto.

De acordo com as investigações da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), a estrutura envolvia a criação de empresas fictícias utilizadas para ocultar e movimentar recursos provenientes de atividades ilícitas, dificultando o rastreamento de sua origem. A operação Fittizia foi desencadeada nas primeiras horas desta quinta-feira, para desmantelar o braço financeiro da fação. Os policiais civis cumprem 14 mandados de prisão cautelar e 14 mandados de busca e apreensão.

As medidas judiciais foram executadas nas regiões de Ceilândia, Taguatinga e Vicente Pires, bem como nos municípios de Padre Bernardo (GO) e João Pessoa (PB). Além disso, foram cumpridos mandados de sequestro de imóveis e bloqueio de valores ilícitos.

A investigação teve início em junho deste ano, quando um faccionado local, foragido e alvo de outra operação da Draco, foi localizado e preso. O indivíduo utilizava um documento de identificação falso, evidenciando o uso de fraudes e identidades falsas como parte do modus operandi da organização criminosa.

A partir do aprofundamento desses fatos, foi identificada pelos policiais uma rede criminosa estruturada que operava por meio de empresas fantasmas, utilizando contas bancárias em nome de laranjas para lavar dinheiro obtidos em esquemas fraudulentos ou amealhado com a prática de outros crimes.

O nome “Fittizia” foi escolhido como título da operação para destacar o caráter fictício das empresas utilizadas pelo esquema criminoso desmantelado. A palavra deriva do italiano e significa “fictícia” ou “falsa”, referindo-se diretamente à principal estratégia da organização criminosa: a criação de empresas fantasmas para ocultar a origem ilícita dos recursos, dificultando a identificação e o rastreamento dos bens adquiridos por meio de atividades ilegais.

Assim, o nome simboliza o uso de estruturas fraudulentas e fictícias como ferramenta central para a lavagem de dinheiro e fraudes financeiras. Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do DE no Instagram. Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do DE: (61) 9119-8884.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Influenciador Toguro faz reflexão sobre saúde e lembra da mãe: vídeo e desabafo no Instagram

Vídeo: ainda internado, Toguro faz reflexão e lembra morte da mãe

O influenciador usou os stories do Instagram, na madrugada desta quinta-feira
(26/12), para falar sobre seu estado de saúde

Após passar o Natal internado na UTI, Tiago Toguro já foi transferido para o quarto e resolveu fazer um desabafo nas redes sociais. O influenciador usou os stories do Instagram, na madrugada desta quinta-feira (26/12), para falar sobre seu estado de saúde e lembrou a morte da mãe, que faleceu após ficar em uma unidade de saúde por quase 2 meses.

“Na calada da madrugada no hospital. Essa é a hora que os monstros vêm atacar. Madrugada de hospital não é legal. Minha mãe ficou 53 dias internada na UTI e veio a falecer no hospital. Eu passei várias e várias madrugadas… E na calada da madrugada que os monstros vêm atacar”, afirmou ele.

LEIA TAMBÉM

* Fábia Oliveira

TOGURO É INTERNADO NA UTI, EM NOITE DE NATAL, E FAZ DESABAFO

* Celebridades

TOGURO RECEBE ALTA DA UTI E EXPLICA INTERNAÇÃO: “NUNCA IMAGINEI”

* Celebridades

QUEM É TOGURO, INFLUENCER INDICIADO POR HOMICÍDIO E INTERNADO EM UTI

* Fábia Oliveira

TOGURO ASSUME PANSEXUALIDADE E DISPARA: “SÓ QUERO RESPEITO”

Em seguida, Toguro contou como estava se sentindo: “Estou aqui ainda tomando medicação, fazendo exames. Não é uma parada simples. A gente tem que acabar com essa bactéria, com essa infecção. Estou tomando remédio e tem que ficar o tempo todo sendo visto”, detalhou, antes de fazer uma reflexão:

“Às vezes acontecem coisas na nossa vida para aprender e refletir. Não é fácil ficar no hospital, não quero estar aqui, não quis estar aqui e não vou ficar aqui. Vou dormir no hospital, espero acordar melhor”, encerrou.

Em outra postagem, o influenciador relatou que pretende passar o Ano-Novo com a família: “Preciso melhorar, não quero passar a virada do ano em uma cama”, escreveu.

ALTA DA UTI E IDA PARA O QUARTO

Tiago Toguro recebeu alta da UTI, mas segue internado no apartamento do hospital. Apesar da boa notícia, o influencer fitness não tem previsão de voltar para casa. Ele anunciou a novidade com um vídeo em que é empurrado em uma cadeira de rodas e aparece com um acesso no braço.

“Saímos da UTI, fomos para um apartamento, seguimos internado ainda. Fiz alguns exames novamente, sigo tomando medicamento. Sem data para alta”, declarou o influencer. Na sequência, ele publicou uma foto se alimentando. “Preciso comer bem, beber muita água. Quero ficar bem”, detalhou.

Logo que chegou ao apartamento, Toguro publicou um vídeo explicando aos seguidores o que aconteceu. O influencer relatou que estava com a mesma infecção que pegou no ano passado, quando passou 2 horas andando de moto em Londres, na Inglaterra. Dessa vez, ele relatou que fez um evento de bicicleta e ficou 4 horas no meio de transporte.

“Nunca imaginei que eu ia passar o Natal dentro de um hospital, muito menos na UTI, em um apartamento que seja. Deu fortes dores no testículo direito, o mesmo testículo que eu tive uma bactéria lá atrás, em Londres”, declarou.

Ele ainda contou que passou a ter tonturas e que teve uma “dor suprema”. Como já sabia do diagnóstico, foi ao hospital para tratar a doença. Ele relatou que, caso não cuide da infecção, poderá precisar de uma cirurgia. “Odeio hospital, não gosto de estar aqui, não queria estar aqui. Eu estou postando para alertar os meus seguidores, as pessoas que me acompanham, que estou melhorando”, relatou.

Ele ainda contou que estava com uma infecção “pesadíssima”, que está fazendo diversos exames, mas que ainda não tem uma previsão de alta do hospital.

A INTERNAÇÃO

O influenciador digital Toguro precisou ir ao hospital e acabou internado na UTI, na madrugada de quarta-feira (25/12). Nas redes sociais, ele contou que começou a sentir fortes dores ao longo da noite.

Após passar por exames, Toguro explicou que precisaria ficar hospitalizado, mas não revelou a causa.

“Está me dando calafrio. Tive um problema ano passado, e voltou a doer. Estou com o mesmo problema, começou a doer agora pela tarde, vou para o hospital se não melhorar. Estou me tremendo inteiro, estava animado para comer a ceia, para tomar uma. Vim direto para cama, estava contando os minutos para dar meia-noite, abraçar a galera e vir para cá. Estou zoado”, disse ele antes de ir ao hospital.

Depois de dar entrada na unidade de saúde, Toguro revelou que ficaria hospitalizado.

“Acordei bem, comprei presentes para amigos e família. Só queria ter passado um Natal legal, mas no meio da ceia começou a dor suprema, dor pesada. Iria vir no hospital só amanhã, só que a dor ficou pesada. Valorizem a saúde, você sabe o quanto ela vale quando você não tem”, disse o influenciador.

Em 2023, Toguro foi internado após contrair infecção bacteriana enquanto viajava por Londres, na Inglaterra. Na época, ele contou que estava tomando três antibióticos, mas forçou a alta hospitalar para se tratar em casa.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Acesse a coluna do DE.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp