Lobo-marinho volta para o mar e deixa SC após ‘passeio’ por praias; VÍDEO
Mamífero foi visto pela última vez na praia de Navegantes, no Litoral Norte. Biólogos acreditam que animal é o mesmo que foi visto em Bombinhas em meio a banhistas curiosos.
O lobo-marinho-sul-americano visto em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, deixou o estado. No final da manhã de quinta-feira (28), o mamífero saiu da areia e voltou para o mar.
Os biólogos do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) acreditam que o lobo-marinho que foi embora é o mesmo que foi visto na praia da Sepultura, em Bombinhas, a cerca de 45 quilômetros de Navegantes, na terça (26). Ele atraiu banhistas curiosos enquanto descansava na areia.
O lobo-marinho foi para Navegantes no final da tarde de quarta (27). Em Bombinhas, o animal foi avaliado pela médica-veterinária Tiffany Emmerich, que atestou que as frequências cardíaca e respiratória dele estavam em níveis normais.
O projeto acredita que o animal parou na praia apenas para descansar. Ele é um macho adulto. O nome científico da espécie é Arctocephalus australis.
Segundo especialistas, os lobos-marinhos costumam aparecer na região no final do inverno e primavera. São animais migratórios. Neste ano, o projeto já registou o aparecimento de 12 lobos-marinhos de duas espécies diferentes na região.
“Não é a época mais comum de termos eles por aqui, mas não é a primeira vez. O mais normal é termos juvenis aparecendo no final do inverno e primavera”, declarou André Silva Barreto, doutor em oceanografia biológica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
“Os filhotes vêm para o nosso litoral após saírem das colônias de reprodução. Os adultos também ficam nas colônias para reprodução, mas depois que acaba a temporada reprodutiva, vêm menos para a costa brasileira”, explicou.
O estado de saúde do lobo-marinho também chamou a atenção. “Os filhotes costumam chegar magros, bem debilitados. Esse animal que apareceu em Bombinhas e está em Navegantes está saudável”.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos destacou que um lobo-marinho pode atacar caso se sinta ameaçado, portanto é importante manter uma distância segura e sempre deixar uma rota de saída para ele que não se sinta acuado. Caso encontre algum animal marinho na praia, as orientações são as seguintes: não se aproxime, alimente ou toque em animais silvestres; caso encontre animais aparentemente feridos ou doentes, não tente socorrê-los; evite o contato de animais domésticos com animais silvestres. Você pode entrar em contato com o projeto pelo telefone 0800 642 3341 todos os dias, das 8h30 às 17h30. O PMP-BS faz resgate de aves, tartarugas e mamíferos marinhos na faixa de areia.