Diário do Estado, no Sul de MG, tem novas regras para turismo a partir desta segunda-feira; entenda
As regras estabelecidas pelo Exército Brasileiro e repassadas aos municípios de São Tomé das Letras, Luminárias e São Bento Abade entraram em vigor a partir desta segunda-feira (2). Os pontos turísticos da região do Pico do Gavião agora terão novas orientações para visitação. As determinações foram feitas pelo Exército Brasileiro, por meio da Escola de Sargentos das Armas de Três Corações (ESA) e repassadas aos municípios envolvidos. Além disso, o acesso à cachoeira da Pandora foi proibido.
As restrições estão direcionadas ao Pico do Gavião e ao Cruzeiro, ambos situados em área militar. O acesso à cachoeira da Pandora foi proibido devido ao local ser utilizado para treinamento do Exército.
De acordo com a Prefeitura de São Tomé das Letras, todo o perímetro terá patrulha local, cercas e cancelas nos locais determinados pelo Exército. As medidas foram tomadas considerando os riscos identificados com pessoas entrando na área de treinamento militar. A legislação federal prevê diversas restrições nessas áreas militares para preservar a segurança das pessoas, conforme explicou a secretária de Turismo de São Tomé, Carla Gonzales.
As novas regras para visitação ao Pico do Gavião e à Pedra do Gavião incluem visitas somente em áreas delimitadas pelo Exército, horário de visitação das 8h às 16h, presença obrigatória de guias de turismo ou condutores cadastrados, comunicação prévia com cinco dias de antecedência ao setor de turismo do município e proibição de acesso à cachoeira da Pandora, camping e consumo de bebidas dentro do perímetro de responsabilidade da ESA.
A Prefeitura de São Tomé das Letras alerta que aqueles que não respeitarem as novas regras podem ser conduzidos, retidos, ou até mesmo enquadrados em crime militar e/ou penalizados com autuação. Para agendar visitas de grupos em Luminárias, entre em contato com a equipe de turismo pelo WhatsApp (35) 3226-1502. Já para São Tomé das Letras, o contato deve ser feito pelo número (35) 3237-1276.
Fique por dentro de mais notícias da região no Diário do Estado.