Novas regras de turismo no Sul de MG a partir de segunda-feira: entenda!

Diário do Estado, no Sul de MG, tem novas regras para turismo a partir desta segunda-feira; entenda

As regras estabelecidas pelo Exército Brasileiro e repassadas aos municípios de São Tomé das Letras, Luminárias e São Bento Abade entraram em vigor a partir desta segunda-feira (2). Os pontos turísticos da região do Pico do Gavião agora terão novas orientações para visitação. As determinações foram feitas pelo Exército Brasileiro, por meio da Escola de Sargentos das Armas de Três Corações (ESA) e repassadas aos municípios envolvidos. Além disso, o acesso à cachoeira da Pandora foi proibido.

As restrições estão direcionadas ao Pico do Gavião e ao Cruzeiro, ambos situados em área militar. O acesso à cachoeira da Pandora foi proibido devido ao local ser utilizado para treinamento do Exército.

De acordo com a Prefeitura de São Tomé das Letras, todo o perímetro terá patrulha local, cercas e cancelas nos locais determinados pelo Exército. As medidas foram tomadas considerando os riscos identificados com pessoas entrando na área de treinamento militar. A legislação federal prevê diversas restrições nessas áreas militares para preservar a segurança das pessoas, conforme explicou a secretária de Turismo de São Tomé, Carla Gonzales.

As novas regras para visitação ao Pico do Gavião e à Pedra do Gavião incluem visitas somente em áreas delimitadas pelo Exército, horário de visitação das 8h às 16h, presença obrigatória de guias de turismo ou condutores cadastrados, comunicação prévia com cinco dias de antecedência ao setor de turismo do município e proibição de acesso à cachoeira da Pandora, camping e consumo de bebidas dentro do perímetro de responsabilidade da ESA.

A Prefeitura de São Tomé das Letras alerta que aqueles que não respeitarem as novas regras podem ser conduzidos, retidos, ou até mesmo enquadrados em crime militar e/ou penalizados com autuação. Para agendar visitas de grupos em Luminárias, entre em contato com a equipe de turismo pelo WhatsApp (35) 3226-1502. Já para São Tomé das Letras, o contato deve ser feito pelo número (35) 3237-1276.

Fique por dentro de mais notícias da região no Diário do Estado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia prende suspeito de violência doméstica com revólver em Guaraciama: caso resulta em prisão e medidas legais

Polícia prende suspeito de violência doméstica portando revólver e munições em Guaraciama

A prisão de um homem de 45 anos pela Polícia Militar, ocorrida em Guaraciama, foi resultado de denúncias de agressões feitas pela companheira dele, de 27 anos. Na residência do casal, os policiais encontraram um revólver calibre .22, oito munições intactas e cinco deflagradas, todas do mesmo calibre.

A vítima relatou aos militares que vinha sofrendo agressões de forma recorrente, porém, nunca tinha feito uma denúncia anteriormente. Após prestar depoimento, ela foi encaminhada para uma unidade de saúde para receber atendimento especializado.

Ao questionar o suspeito sobre as acusações, o homem negou ter cometido qualquer ato de violência doméstica. Contudo, durante a revista realizada na residência, a polícia encontrou as evidências que incriminaram o indivíduo, resultando na sua prisão por violência doméstica e porte ilegal de arma e munições.

Diante dos fatos, o suspeito foi detido pelas autoridades e encaminhado para a delegacia de Montes Claros. A atuação rápida da Polícia Militar permitiu a realização da prisão e o encaminhamento do caso para as devidas providências legais.

Essa ação policial demonstra a importância de denunciar casos de violência doméstica, a fim de garantir a segurança e proteção das vítimas. A atuação eficiente da Polícia Militar de Guaraciama e a colaboração da população contribuem para a prevenção e punição de crimes dessa natureza.

O Diário do Estado reforça a importância da conscientização da sociedade sobre a gravidade da violência doméstica e ressalta a necessidade de apoio às vítimas, para que possam romper o ciclo de agressões e buscar auxílio para uma vida livre de violência. A denúncia é fundamental para o combate a esse tipo de crime e para a garantia dos direitos e da integridade das pessoas envolvidas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp