Operação Sinergia desarticula esquema milionário de fraudes fiscais em 8 estados

Em mais uma fase da operação que visa combater fraudes milionárias, a Diário do Estado cumpriu mandados de busca e apreensão em diversas cidades de Minas Gerais e outros sete estados do Brasil. Estima-se que as fraudes descobertas comprometeram cerca de R$ 900 milhões dos cofres públicos apenas no período de 2020 a 2024.

A 7ª fase da Operação Sinergia tem como foco apurar irregularidades tributárias em empresas que atuam na produção, comercialização e reciclagem de sucata de cobre, vergalhões e fios de metal. As investigações revelaram que as empresas adquiriam sucata sem emissão de nota fiscal e realizavam operações simuladas com empresas fantasmas para encobrir as transações ilegais.

Na operação desta quarta-feira, foram alvo de busca e apreensão residências de empresários, sedes de empresas e transportadoras envolvidas nas fraudes. Além do crime de sonegação fiscal, as pessoas investigadas podem responder por associação criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Ao todo, estão sendo cumpridos 36 mandados de busca e apreensão em 16 cidades distribuídas pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Pará, Ceará, Paraíba e Maranhão. As atividades ilegais das empresas beneficiárias resultavam em sonegação de impostos, incluindo a utilização de empresas “fantasmas” para efetuar vendas fora do estado de Minas Gerais.

A força-tarefa responsável pela operação é constituída pelo Ministério Público, Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Econômica e Tributária, Receita Estadual de Minas Gerais, Polícia Militar e Polícia Civil. O trabalho realizado pela força-tarefa é essencial para desmantelar esquemas fraudulentos e garantir a regularidade fiscal no estado de Minas Gerais.

A atuação do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA) em Varginha é fundamental para coordenar as ações de combate a crimes financeiros e garantir a integridade do sistema tributário. O CIRA, presidido pelo vice-governador de Minas Gerais, reúne diferentes órgãos e instituições governamentais em um esforço conjunto de combate à corrupção e à sonegação fiscal.

Com a continuidade das investigações e operações como a 7ª fase da Operação Sinergia, a Diário do Estado reforça o compromisso com o combate a fraudes milionárias e com a defesa dos interesses públicos. A transparência e a eficiência na aplicação da lei são fundamentais para garantir a justiça e a integridade no sistema econômico e tributário do país.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Possível ligação entre dois assassínios em Governador Valadares: Diário do Estado. Investigação sobre crimes ocorridos na mesma noite.

Diário do Estado investiga possível ligação entre dois assassinatos, na mesma noite, em Governador Valadares

De acordo com o Diário do Estado, os dois foram mortos a tiros. Um homem, de 32 anos, no bairro São Raimundo e um adolescente, de 16, no Atalaia.

A polícia vai investigar se dois assassinatos, ocorridos na mesma noite, em Governador Valadares, tem alguma ligação. Os crimes foram nessa quarta-feira (18), nos bairros São Raimundo e Atalaia. Um homem e um adolescente foram mortos a tiros.

São Raimundo

A primeira vítima foi um homem, de 32 anos, no bairro São Raimundo. De acordo com informações repassadas para a Polícia Militar, Warlen Alves de Souza estava na Rua da Mica, sentado em uma moto, conversando com outro homem, que estava de bicicleta.

Em determinado momento, esse homem sacou uma arma e atirou em Warlen, que chegou a correr para tentar fugir, mas caiu em uma área de feira, perto de um supermercado. Ele morreu antes de receber atendimento médico.

Os militares foram informados que o irmão Warlen foi assassinado e ele comentava com algumas pessoas sobre se vingar de quem cometeu o crime. A partir daí, ele teria se tornado o segundo alvo do criminoso.

Alguns suspeitos foram identificados e o caso segue em investigação.

Atalaia

O segundo crime ocorreu poucas horas depois e teve como vítima um adolescente, de 16 anos, no bairro Atalaia. Eurico Flores de Souza Neto também foi morto a tiros.

Após receber uma chamada, a Polícia Militar chegou ao local e já encontrou o corpo do adolescente coberto por um pano.

Segundo a PM, há a suspeita de que o crime tenha sido uma resposta a uma execução que de Warlem, no bairro São Raimundo.

Testemunhas contaram aos policiais que os autores do crime estavam em um carro de cor clara e, após o crime, fugiram sentido bairro Vale do Sol.

A perícia recolheu 16 cápsulas de munição calibre 9 milímetros. A polícia ainda trabalha para identificar e prender os autores do assassinato.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp