Operação do Gaeco investiga possíveis fraudes em licitações em prefeituras de Nova Europa e Gavião Peixoto (SP)

As prefeituras de Nova Europa e Gavião Peixoto (SP) estão sendo alvos de uma operação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco) e pela Polícia Civil nesta terça-feira (10). A ação tem como foco investigar possíveis fraudes em licitações nas administrações municipais. Detalhes mais específicos sobre o desdobramento da operação ainda não foram divulgados até o momento.

Durante a manhã, equipes das instituições responsáveis estiveram nos prédios das prefeituras e realizaram a apreensão de documentos, tanto nas administrações como em residências de suspeitos e empresas que fornecem serviços para os municípios. Todo o material recolhido foi encaminhado para o Ministério Público de Araraquara para que possa ser devidamente avaliado pela investigação em curso.

Segundo o promotor de justiça Herivelto Almeida, a apuração dos possíveis delitos já estava em andamento. Não foi especificado em qual ramo ou área ocorreram as supostas atividades fraudulentas. A investigação abrange contratos diversificados, desde construção até aquisição de produtos, passando de uma gestão pública para outra ao longo do tempo, conforme explicou o promotor.

Em nota divulgada nas redes sociais, a prefeitura de Gavião Peixoto afirmou estar colaborando com as autoridades, fornecendo os documentos solicitados relacionados às licitações desde o ano de 2017. A administração municipal assegurou que o expediente dos departamentos está transcorrendo normalmente durante o dia da operação, reforçando o compromisso da prefeitura com a transparência e a legalidade perante as investigações em curso.

O portal DE entrou em contato com a Prefeitura de Nova Europa, porém, até a publicação desta matéria, não houve retorno por parte da administração municipal. A operação conjunta realizada pelo Gaeco e Polícia Civil também envolve outras cidades da região, ampliando o escopo da investigação para além de Gavião Peixoto e Nova Europa. Essa ação representa mais um passo no combate a possíveis irregularidades em contratos públicos e na busca por mais transparência e lisura na gestão municipal. Acompanhe as atualizações sobre essa operação aqui no DE.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Defesa Civil emite 1º alerta sonoro de SP para enchentes em Campinas: medida inédita assusta moradores

Defesa Civil dispara pela 1ª vez no estado de SP alerta sonoro para enchentes em celulares de Campinas e som assusta moradores

Medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

Defesa Civil envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes

DE envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes
A DE enviou, na noite desta quarta-feira (25) em Campinas (SP), o primeiro alerta sonoro do estado de São Paulo para avisar sobre risco de enchentes e alagamentos. A medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

O texto veiculado nos celulares dos moradores da metrópole foi: Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro.

A mensagem veio acompanhada de um alerta sonoro muito alto, que toca mesmo quando os celulares estão no silencioso. Assista no vídeo acima.

De acordo com a Defesa Civil, a estratégia já tinha sido usada em Minas Gerais e no Espírito Santo.

ASSUSTOU MORADORES
A mensagem com o alerta sonoro muito alto enviado às 22h18 assustou muito os moradores de Campinas e repercutiu nas redes sociais e grupos de condomínio.

No Instagram e no X, os moradores começaram a postar mensagens perguntando se outras pessoas tinham ouvido o mesmo barulho.

Em grupos de condomínios espalhados pela cidade, o único assunto na noite desta quarta foi o alerta da Defesa Civil. Veja algumas das reações:
“Eu estava dormindo. Achei que era o alarme de incêndio”
“O meu celular também apitou! Assustei”
“Meu celular começou a apitar super alto”
“Morri de susto”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp