Chapa do União Brasil é cassada por fraude à cota de gênero em Brejo da Madre de Deus

Justiça eleitoral cassa chapa do União Brasil de Brejo da Madre de Deus por fraude à cota de gênero

Decisão foi assinada pelo juiz Lucas do Monte Silva, que decretou a nulidade de todos os votos recebidos pelo partido.

A Justiça Eleitoral cassa a chapa do União Brasil (UB) no município de Brejo da Madre de Deus, DE Agreste de Pernambuco, por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024. A ação foi movida pelos candidatos Silvano Pereira da Silva (PP) e José Adilson DE Lima (PL) contra três vereadores da sigla.

A decisão foi assinada pelo juiz Lucas do Monte Silva, que decretou a nulidade de todos os votos recebidos pelo partido para Jonas Wellington Silva, que se candidatou como o nome Dr. Jan e recebeu 790 votos; e Severino Batista DE Aguiar Filho, que se registrou como Aguiar da Agricultura e teve 624 votos. A candidata Bianca Valdilene da Silva, registrada como Professora Valdilene, recebeu apenas quatro votos.

Segundo os autores, a candidata foi registrada apenas para cumprir a cota mínima de 30% de candidaturas femininas. A sentença do TSE afirma que a candidatura de Bianca foi fictícia.

> “Analisando os autos, observa-se que a candidata não realizou atos efetivos de campanha, como comícios, carreatas ou propaganda eleitoral”, diz trecho da sentença do juiz Lucas do Monte Silva.

A defesa de Bianca argumentou que o eleitorado DE Brejo “não abraçou seu nome e entendeu por não votar na candidata”. Além disso, também apontou que ela “publicou seu número, tentou convencer pessoas a votar em si, distribuiu material gráfico com seu nome e número, gravou conteúdo para as Redes Sociais, esteve presente em eventos de campanha e até utilizou o mote da Educação, já que ela é Professora.

O Ministério Público Eleitoral emitiu um parecer recomendando que a ação fosse julgada improcedente, mas o juiz decidiu de forma contrária.

Por meio de nota, a defesa dos vereadores do União Brasil de Brejo da Madre de Deus informou que irá proceder com a interposição dos recursos cabíveis contra a sentença.

> “Levaremos o processo para o TRE-PE, que analisará o caso de forma colegiada, através DE seus Desembargadores, a quem vai caber analisar o caso e decidir de acordo com o entendimento do TSE.” diz trecho DE nota da defesa.

DE Caruaru procurou o União Brasil, e o partido não se posicionou sobre o caso.

50 vídeos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Réveillon do Recife 2025: Roberto Carlos e grandes atrações na virada comemorativa – Celebre a chegada do novo ano com música e animação no polo principal da capital pernambucana!

A atração principal do Réveillon do Recife, Roberto Carlos, tem uma relação especial com a cidade. Imagens do Acervo da TV Globo retratam um pouco dessa história. O ‘Rei’ é uma das figuras mais icônicas da música brasileira, e tem uma ligação afetiva com o Recife que remonta há décadas. A presença do cantor na capital pernambucana já é tradicional e sempre causa grande comoção entre os fãs.

Roberto Carlos, hoje com 83 anos, teve uma de suas primeiras apresentações fora do Rio de Janeiro no Recife, durante os anos dourados da Jovem Guarda. O show foi um marco na sua carreira e representou um momento de projeção nacional. Agora, o artista se prepara para mais uma noite memorável, abrindo a programação do Réveillon do Recife nesta quinta-feira, 26 de dezembro, na praia do Pina.

O ‘Rei’ escolheu Recife como uma das primeiras cidades para voltar a fazer shows após um período de luto pela perda da esposa Maria Rita. A perda precoce marcou a vida do cantor, que mesmo diante da dor, encontrou no palco do Geraldão, encontro com os fãs, uma forma de superação. O retorno aos palcos foi marcado pela emoção e pelo carinho do público recifense.

Ao longo dos anos, Roberto Carlos continuou voltando ao Recife para se apresentar com suas novas turnês, sempre sendo recebido com grande entusiasmo pelo público local. A relação afetiva entre o cantor e a cidade é evidente nos registros do Acervo da TV Globo, que mostram a gratidão e o carinho que ele sempre demonstrou ao se apresentar na região.

O Réveillon 2025 no Recife promete ser mais um marco na história da cidade, com quatro dias de shows espalhados por diversos polos descentralizados. Além de Roberto Carlos, o evento contará com outras grandes atrações da música nacional, como Claudia Leitte, Alceu Valença, Alok, Xand Avião e Jorge e Mateus. A programação diversificada promete agradar todos os gostos e garantir uma virada de ano inesquecível.

A festa deste ano será realizada novamente por uma empresa privada, garantindo uma programação de qualidade e uma estrutura diferenciada para os espectadores. O polo principal, no Pina, terá áreas gratuitas e espaços pagos, com ingressos disponíveis para o camarote. A expectativa é de que o Réveillon do Recife seja mais uma vez um grande sucesso, reunindo milhares de pessoas para celebrar a chegada do novo ano com muita música e animação. Prepare-se para uma festa inesquecível na cidade do Recife!

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp