A Polícia deflagrou duas operações em Brodowski (SP) na manhã desta quinta-feira (12), com cumprimento de mandados de busca e apreensão na prefeitura e na sede do Serviço de Autônomo de Água e Esgoto da cidade (Saaeb). As suspeitas são de fraudes na realização de concursos públicos e na contratação de empresas, com desvios de recursos que chegam a R$ 1,5 milhão.
Na operação “Q. I.”, que investiga fraudes em concursos públicos, os policiais apreenderam documentos e equipamentos eletrônicos na prefeitura, em dois imóveis vinculados ao atual prefeito, José Luis Perez, na residência de um vereador e de outras cinco pessoas, sendo dois ex-secretários municipais, além da sede da empresa que realizou o concurso.
Já na operação “Cristalina”, que apura fraudes em contratações de serviços de água e esgoto, foram cumpridos mandados de busca na sede do Saaeb e em imóveis ligados a quatro servidores da autarquia, um ex-secretário de licitação e na sede de empresas contratadas em Ribeirão.
Após as investigações, foi identificado que o Prefeito, um vereador e a empresa responsável pelos concursos agiam em benefício próprio, aprovando candidatos em troca de apoio político. Eles apresentavam previamente uma lista de pessoas que seriam aprovadas, antes mesmo da realização das provas. Os candidatos assinavam gabaritos em branco que posteriormente eram trocados pelo gabarito preenchido pela empresa.
Em relação à operação “Cristalina”, o desvio de recursos do Serviço de Água e Esgoto de Brodowski foi identificado, resultando no desvio de cerca de R$ 1,5 milhão durante o período de 2021 a 2024. Dentre as irregularidades apontadas estão fraudes em despesas inexistentes, contratação de empresas que não prestaram serviços e superfaturamento.
As investigações apontam que diversas pessoas ocupando cargos públicos foram beneficiadas pelos esquemas fraudulentos. A Polícia cumpriu 20 mandados de busca e apreensão em Brodowski e Ribeirão após a deflagração das operações em curso na cidade.
É fundamental a transparência e a lisura nos processos de concursos públicos e contratações de serviços para garantir a eficiência na gestão pública. A corrupção e os desvios de verbas prejudicam a sociedade como um todo e devem ser combatidos de forma enérgica pelas autoridades competentes.