Reforma de São Januário: Próximos passos do Vasco após lei de construção Otimizado: Vasco: próximos passos da reforma de São Januário pós lei construtiva

Reforma de São Januário: veja os próximos passos do Vasco após a lei de potencial construtivo

Com a regulamentação da lei de potencial construtivo de São Januário, o Vasco deu um passo importante no processo para viabilizar o início das obras no estádio. Após análise da Procuradoria Geral do Município, o decreto foi publicado no Diário Oficial na sexta-feira. Mas e agora? Quais são os próximos passos do clube para a reforma?

Agora, o próximo objetivo é criar uma Sociedade de Propósito Específico (SPE). A SPE é uma empresa – controlada pelo clube – com o propósito específico de tocar a reforma do estádio. Ela vai emitir, vender e receber os recursos pelos certificados de potencial construtivo, além de conduzir todo o processo de reforma.

O processo está em andamento. Após análise da proposta, o Vasco chegou a um valor final e autorizou os advogados a darem continuidade ao processo. A expectativa é que a criação da SPE esteja finalizada até o início do próximo ano.

Após a regulamentação, o Vasco também vai apresentar à Prefeitura o projeto com o estudo para as obras no entorno de São Januário e as intenções de melhorias para a região. O decreto publicado na sexta-feira fala sobre a “Operação Urbana Consorciada” – um pacote de melhorias que serão feitas a partir da aprovação da lei: a reforma do estádio do Vasco, as obras do entorno e a própria venda do potencial construtivo para outras regiões da cidade, como a Barra da Tijuca.

Além da aprovação da lei do potencial construtivo do estádio, foi publicado um segundo decreto, que cria uma tramitação mais rápida para análise e aprovação de projetos de construtoras que comprem esse potencial construtivo. Com esse facilitador, há uma expectativa no Vasco de que o mercado responda positivamente para acelerar o processo. O clube entende que entra em vantagem nas negociações por ser, por ora, o único com o decreto de regulamentação já publicado.

Neste momento, não há previsão estabelecida pelo clube para o início das obras de São Januário. Antes, havia a expectativa de que as obras começassem em janeiro de 2025, mas acabou não dando certo a negociação com uma construtora para a compra de 210 mil m² do potencial construtivo, que já estava bastante encaminhada, em fase de troca de minutas.

O associativo do clube e a SAF trabalham em conjunto para promover um estudo de viabilidade financeira e técnica do projeto arquitetônico para o novo estádio. Ainda não há, porém, definição sobre a capacidade final de São Januário após a reforma. Há um estudo em andamento sobre a ocupação e operação do estádio, assim como a viabilidade técnica do projeto — que influenciam na decisão. O clube trabalha com uma previsão mínima de 40 mil e máxima de 57 mil torcedores no novo São Januário.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pré-temporada do Cruzeiro nos EUA com elenco incompleto: Fernando Diniz se junta à equipe no hotel

Com Fernando Diniz e elenco ainda incompleto, Cruzeiro inicia pré-temporada na Florida

Técnico se junta à delegação diretamente no hotel, assim como aconteceu com Lucas Romero e Dinenno, que já estavam nos Estados Unidos durante as férias

O Cruzeiro [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/] está nos Estados Unidos para iniciar a pré-temporada, mas com delegação incompleta. Além de aguardar os desfechos de negociações com Fabrício Bruno e Valentín Gómez, a concentração em Tampa ainda não conta com alguns jogadores do elenco. Fernando Diniz se juntou ao grupo, no hotel, durante a tarde.

Cruzeiro se aproxima de acordo com Flamengo por Fabrício Bruno
[https://s03.video.glbimg.com/x240/13236294.jpg]

Dos reforços anunciados, o lateral direito Fagner, que participou da apresentação de jogadores no Mineirão, sábado, já havia acordado com o clube liberação para chegar aos Estados Unidos no decorrer da semana. Ele foi o último nome oficializado.

Yannick Bolasie, contratado neste ano, e o meia Matheus Pereira também alinharam com o clube a apresentação direta nos Estados Unidos, no decorrer da semana. Isso porque estavam em férias na Inglaterra e vão direto para a Flórida.

Marquinhos, que já fez exames médicos e depende de detalhes burocráticos para ser confirmado como reforço, também não embarcou com a delegação em Belo Horizonte. Ele chega por empréstimo do Arsenal até o fim do ano, com aval de Fernando Diniz, com quem trabalhou no Fluminense.

No hotel em que o clube ficará hospedado em Tampa, a delegação também recebeu Lucas Romero e Juan Dinenno, que estavam em férias nos Estados Unidos e ficaram direto no país. Os argentinos chegaram ao hotel um pouco antes da delegação, no início da tarde desta segunda (pelo horário de Brasília). Dinenno ainda se recupera de lesão no joelho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp