Vereador eleito para o 12º mandato consecutivo em Santa Catarina é diplomado e está prestes a completar mais de 50 anos no cargo. Pitanta, como é conhecido Nirdo Artur Luz, de 70 anos, foi o segundo mais votado de Palhoça, concorrendo pelo Partido Liberal (PL) neste ano.
Nirdo Artur Luz, natural de Palhoça na Grande Florianópolis, foi reeleito para seu 12º mandato consecutivo como vereador. Com a diplomação realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) no dia 17, ele está pronto para alcançar 52 anos de atuação no legislativo municipal até o final de seu mandato.
Mais conhecido como Pitanta, o político recebeu 2.252 votos, conquistando a posição de segundo mais votado no município. Ao lado de outros 20 vereadores e dos eleitos para os cargos de prefeito e vice-prefeito, Pitanta foi diplomado em um evento marcante para a política local.
Casado e pai de três filhos, Pitanta expressou em uma entrevista que seu plano é permanecer na política por mais duas décadas. Mesmo após uma cirurgia cardíaca há quatro anos, que lhe proporcionou mais 20 a 35 anos de vida, ele pretende continuar exercendo o cargo de vereador até os 90 anos.
Funcionário público aposentado do Departamento de Transportes e Terminais (DETER), onde trabalhou por mais de três décadas, Pitanta demonstra uma história de comprometimento com o serviço público e a política local. Sua carreira política teve início em 1976, aos 20 anos, filiado ao Arena.
Ao longo de sua trajetória, Pitanta se destacou por assumir a presidência da Câmara de Vereadores, atuando como prefeito interino por seis meses em 2013. Embora tenha se candidatado a deputado estadual em 2014 sem sucesso, ele foi eleito vereador em 2016 pelo DEM e reeleito em 2020 pelo PSD.
Com mandatos que se estendem desde 1977 até os dias atuais, Pitanta construiu uma sólida carreira política marcada pela longevidade e dedicação ao município de Palhoça. Sua história é um exemplo de perseverança e compromisso com a comunidade que representa.