Policial suspeito de lavar dinheiro para o PCC é solto após decisão da Justiça

Citado por Gritzbach, policial que teria lavado fortuna do PCC é solto

Cyllas Salerno Elia Junior é acusado de envolvimento em esquema de lavagem de dinheiro do crime por meio de fintechs

São Paulo — Preso por suspeita de lavar dinheiro para o Primeiro Comando da Capital (PCC), o policial civil Cyllas Salerno Elia Junior foi solto após decisão da Justiça Federal. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), ele segue afastado das funções e responde a um procedimento na Corregedoria da Polícia Civil.

Cyllas Salerno foi preso em 26 de novembro durante operação da Polícia Federal, batizada de Operação Tai-Pan, contra crimes financeiros que movimentaram R$ 6 bilhões nos últimos cinco anos.

A investigação teve início em 2022 e revelou um complexo sistema bancário paralelo e ilegal, que movimentava bilhões dentro do país e nos Estados Unidos, Canadá, Panamá, Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru, Holanda, Inglaterra, Itália, Turquia, Dubai e especialmente Hong Kong e China, para onde se destinava a maior parte dos recursos de origem ilícita.

LEIA TAMBÉM

* São Paulo

TRAFICANTE LIGADO AO PCC QUE OSTENTAVA VIDA DE LUXO É PRESO EM BÚZIOS

* São Paulo

DE CRIPTO A JOGADOR DE FUTEBOL, PCC AMPLIA ESQUEMA PARA LAVAR DINHEIRO

* São Paulo

GRITZBACH REVELOU A POLICIAIS ESCONDERIJOS ONDE PCC GUARDAVA MILHÕES

* São Paulo

“ABSOLVIDO” PELO PCC, GRITZBACH TERIA SIDO MORTO POR POLICIAIS CIVIS

Cyllas, que atuou no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), foi citado por Gritzbach em depoimento à Corregedoria da Polícia Civil, em 31 de outubro, oito dias antes de ser morto a tiros ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos.

De acordo com Gritzbach, Cyllas seria sócio de Anselmo Santa Fausta, o Cara Preta, e de Rafael Maeda Pires, o Japa, no 2Go Bank. Ambos são apontados como importantes lideranças do PCC.

Cara Preta foi morto a tiros em dezembro de 2021, no Tatuapé, zona leste da capital, ao lado do segurança Antônio Corona Neto, conhecido como Sem Sangue. Vinícius Gritzbach era apontado como o mandante do crime.

O empresário foi jurado de morte pelo PCC, acusado de dar um golpe em Cara Preta e de desviar parte de um investimento milionário da facção em criptomoedas.

Japa foi encontrado morto com um tiro na cabeça em 5 de maio de 2023, no subsolo de um prédio no Tatuapé.

EX-SEGURANÇA DE TARCÍSIO

Também no último dia 18, a Justiça Federal determinou a soltura do capitão Diogo Costa Cangerana, policial militar que havia sido preso, assim como Cyllas, por integrar o esquema de lavagem de dinheiro alvo da Operação Tai Pan.

Cangerana atuava como segurança do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) até setembro, na função de chefe da Divisão de Segurança de Dignitários do Departamento de Segurança Institucional. Ele acompanhou o governador em 25 agendas oficiais no Brasil e no exterior. O capitão passou 12 anos na Casa Militar do governo paulista.

De acordo com a SSP, Cangerana foi alocado na Diretoria de Logística da PM, onde cumpre expediente administrativo.

Fique por dentro do que acontece em São Paulo. Siga o perfil do DE SP no Instagram.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Paulo por meio do WhatsApp do DE SP: (11) 99467-7776.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Final da Supercopa da Espanha: Real Madrid x Barcelona, quem levará a taça?

A final da Supercopa da Espanha está definida. Real Madrid e Barcelona se enfrentam no próximo domingo (12/1), às 16h, no King Abdullah Sports City, na Arábia Saudita. O Real Madrid garantiu sua vaga na final após vencer o Mallorca por 3 x 0, com gols de Bellingham, Valjent e Rodrygo. O confronto será a 18ª vez que as equipes se enfrentarão nessa competição, com um histórico favorável ao Real Madrid.

No jogo contra o Mallorca, o Real Madrid dominou no segundo tempo e conseguiu construir o placar que o levou à final. Jude Bellingham abriu o marcador aos 18 minutos do segundo tempo, seguido por um gol contra de Valjent e outro de Rodrygo nos acréscimos. A partida foi emocionante e mostrou o poder ofensivo da equipe merengue.

Enquanto isso, o Barcelona assegurou sua vaga na final ao vencer o Athletic Bilbao por 2 x 0. Os gols foram marcados por Gavi e Lamine Yamal. Será a 17ª vez que Real Madrid e Barcelona se enfrentarão na Supercopa da Espanha, com uma vantagem histórica para o Real Madrid, que acumula 10 vitórias contra cinco do Barcelona, além de dois empates.

Em 2024, o Real Madrid venceu o Barcelona na final da Supercopa com um show de Vini Jr., que marcou três gols no El Clásico. Essa vitória garantiu o 13º troféu da competição para os merengues. A rivalidade entre Real Madrid e Barcelona é uma das mais intensas do mundo do futebol, e a final da Supercopa promete muita emoção e disputa.

Fique por dentro de todas as novidades do mundo dos esportes assinando o canal de esportes do Metrópoles no Telegram e seguindo o perfil de esportes do Metrópoles no Instagram. Não perca nenhum lance e receba todas as notícias diretamente no seu celular. A final entre Real Madrid e Barcelona promete ser um grande espetáculo e definirá o campeão da Supercopa da Espanha. Aguarde ansiosamente pelo confronto entre esses gigantes do futebol espanhol.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp