Corredores de ônibus liberados para motos em Goiânia: confira as regras e locais permitidos

Veja por quais corredores de ônibus a circulação de motos será permitida em Goiânia a partir de segunda-feira

Medida é uma tática da gestão de Sandro Mabel para aumentar fluidez no trânsito da capital. Liberação deve seguir regras rigorosas que asseguram a segurança nos corredores.

Faixas preferenciais de ônibus serão liberadas para motos

Faixas preferenciais de ônibus serão liberadas para motos

Os motociclistas de Goiânia poderão usar corredores exclusivos para ônibus a partir da próxima segunda-feira (4). A medida é uma tática da gestão de Sandro Mabel para tentar aumentar a fluidez no trânsito da capital. Veja quais corredores serão permitidos: Avenida T-63, Avenida T-7, Avenida T-9, Avenida 85, Avenida Universitária, Rua 10 e Avenida Assis Chateaubriand.

A liberação se iniciou na última quinta-feira (2) com um corredor piloto na Avenida Jamel Cecílio, logo após o novo prefeito tomar posse do cargo. Sandro Mabel informou que deve ser realizado um levantamento de dados dos acidentes em corredores de ônibus que aconteceram antes da medida e também durante a medida. Com a análise, será avaliado se a ação aumentou ou diminuiu os acidentes.

> “Meus colegas motociclistas, tenham juízo. Vamos fazer com atenção a entrada e saída na faixa, fazer com atenção. Tem certeza de que vai ter muito menos acidentes do que eles andando no meio da rua, trançando no meio dos carros”, disse Mabel.

A liberação deve seguir regras rigorosas que asseguram a segurança nos locais. Será proibido o embarque ou desembarque de passageiros por motociclistas nos corredores. A entrada das motos será permitida apenas em faixas seccionadas ou cruzamentos.

O instrutor do Sest/Senat, William Morais, alertou os motoristas de ônibus e os motociclistas sobre a diferença de tamanho dos veículos e os diversos pontos cegos ao dirigir um veículo de grande porte. “O motorista agora vai ter um cuidado a mais”, ressaltou.

> Os outros veículos já são veículos maiores, mais fáceis de ver, motociclistas não. Então, o motorista do transporte coletivo vai ter que aumentar, redobrar a atenção, para evitar, para ele fazer a parte dele. Se cada um fizer sua parte, nós vamos ter um trânsito legal”, disse ele em entrevista à TV Anhanguera.

Além disso, afirmou que os motociclistas precisam se atentar a esses pontos cegos e evitá-los, a fim de prevenir acidentes de trânsito. “O motociclista naquela situação, é o mais frágil, então ele tem que se fazer ser visto. Ele vai ter que não andar na lateral de um ônibus ou veículo de grande porte, não entrar em uma curva próxima ao veículo”, afirmou William.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo de Goiás anuncia reajuste do benefício Mães de Goiás

O Governo de Goiás lançou o pagamento reajustado do benefício do programa Mães de Goiás, agora no valor de R$ 300 mensais, beneficiando mais de 90 mil famílias que estão em situação de extrema pobreza. Este aumento de 20% foi autorizado pelo governador Ronaldo Caiado através de um decreto assinado em 20 de dezembro de 2024, com início previsto para 10 de janeiro de 2025.

O novo valor será creditado automaticamente, sem necessidade de novos cadastros. Para esclarecimentos, as beneficiárias podem ligar para (62) 3270-9610.

Programa Mães de Goiás

O benefício do Goiás Social tem como objetivo garantir segurança alimentar e melhorar a qualidade de vida das famílias com crianças de 0 a 6 anos. O estado investe mensalmente cerca de R$ 20 milhões.

O governador Ronaldo Caiado afirmou que este esforço busca atender mais de 90 mil mães em vulnerabilidade, destacando avanço na redução da pobreza no estado.

A primeira-dama, Gracinha Caiado, considera o programa uma referência nacional, essencial para o desenvolvimento infantil e fortalecimento familiar. Desde sua criação em 2021, o Mães de Goiás já atendeu mais de 185 mil mães em condições de extrema pobreza, assegurando vacinação e frequência escolar para crianças.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp