Livre à direita: única situação que permite furar o sinal vermelho é implementada em quatro cruzamentos de Goiânia; entenda
Mesmo com a possibilidade de fazer a manobra com o sinal vermelho, é necessário observar alguns requisitos como sinalização específica. Equipes estarão nos cruzamentos nos primeiros 30 dias.
Conversão livre à direita é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), desde 2020 — Foto: Divulgação /Prefeitura de DE
A Prefeitura de DE anunciou que, a partir desta terça-feira (14), vai implementar a conversão à direita em quatro cruzamentos da cidade (confira quais na lista abaixo). A conversão livre à direita é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), desde 2020.
Mesmo com a possibilidade de fazer a manobra com o sinal vermelho, é necessário observar alguns requisitos: ter sinalização específica no local, não ficar parado no cruzamento, impedindo o trânsito transversal e dar prioridade para pedestres que estiverem atravessando as faixas.
Para implementar a mudança nos cruzamentos, a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) estudou o tráfego e as condições de trânsito para identificar os cruzamentos com perfil para a direita livre. A prefeitura anunciou que as equipes do SET estarão nos cruzamentos nos primeiros 30 dias de implantação.
A conversão à direita já foi implantada em outros cruzamentos de Goiânia: Avenida Anhanguera com a Raposo Tavares, no Bairro Capuava, na Avenida Perimetral com a Avenida Noroeste, no Jardim Nova Esperança, e na Avenida Goiás Norte com a Avenida Oeste, no Setor Norte Ferroviário.
Com a novidade, a prefeitura listou alguns benefícios esperados como aumento da fluidez do trânsito, redução do tempo de viagem, redução de congestionamentos e melhoria na circulação dos ônibus e transporte público.
CONFIRA OS QUATRO CRUZAMENTOS QUE TERÃO CONVERSÃO LIVRE À DIREITA:
– Avenida T-7 com a Avenida C-4, no Jardim América;
– Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins, no Setor Aeroporto;
– Avenida Independência com a Rua do Contorno, Centro; e
– Avenida 3ª Radial com a Rua 1.015, no Setor Pedro Ludovico.
Veja outras notícias da região no DE Goiás.