Isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil pode ser aprovada em 2025, afirma secretário da Fazenda

isencao-do-imposto-de-renda-ate-r24-5-mil-pode-ser-aprovada-em-20252C-afirma-secretario-da-fazenda

Isenção do IR: Tenho confiança que será aprovada esse ano, diz secretário

O projeto de lei foi enviado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL) ao Congresso Nacional na última terça-feira (18) e é uma das principais apostas do governo federal para reverter a queda na popularidade do presidente.

O secretário-executivo do ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou acreditar que a proposta de isentar de Imposto de Renda (IR) quem recebe até R$ 5 mil será aprovada ainda em 2025.

Para valer em 2026, no ano eleitoral, a proposta precisa ser aprovada ainda neste ano. Em entrevista à revista CartaCapital, Dario foi questionado se a proposta seria o suficiente para resolver toda a injustiça tributária do país.

“Há coisas mais a serem feitas, isso não resolve todos os problemas. Tenho muita confiança que a proposta será aprovada esse ano pelo Congresso. São movimentos importantes, que, se aprovados, teremos uma grande entrega nesse mandato do presidente, abrindo caminho para novas mudanças no futuro”, disse.

O secretário também foi questionado sobre os debates com o Congresso Nacional para aprovar o texto. No dia da assinatura da proposta, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o Congresso “com certeza” faria mudanças no texto enviado pelo governo.

“Tudo que Haddad apresentou, o Congresso, com negociações e respeito, aprovou. Não gostaria que essa medida fosse diferente. Vamos sentar com o Congresso, expor as razões e números, para mostrar a justiça”, afirmou Dario.

O relator do projeto deve ser definido em abril, após o retorno do presidente da Câmara ao Brasil, que estará no Japão em viagem oficial na próxima semana.

Há incerteza sobre impacto da compensação do imposto de renda, diz Salto | Money News.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp