Ministro da Previdência esclarecerá fraudes no INSS em audiências no Congresso

ministro-da-previdencia-esclarecera-fraudes-no-inss-em-audiencias-no-congresso

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, está determinado a esclarecer as apurações sobre as fraudes no INSS. Em entrevista à CNN nesta terça-feira (29), ele afirmou que irá detalhar ao Congresso Nacional as investigações sobre possíveis irregularidades nos pagamentos de aposentadorias. Lupi participará de uma audiência na Comissão de Previdência da Câmara dos Deputados, às 14h. Além disso, estava prevista uma oitiva na Comissão de Transparência do Senado Federal, que foi adiada para a próxima semana.

Durante as sessões no Congresso, o ministro pretende reafirmar o que já havia declarado à CNN no último domingo (27). Ele garantiu que não houve omissão em relação às denúncias de irregularidades nos descontos na folha de pagamento dos aposentados. Lupi alega que, ao receber informações sobre os indícios de fraudes, solicitou uma apuração ainda em 2023. O diretor responsável por essa investigação, no entanto, teria demorado a apresentar os resultados e acabou sendo exonerado do cargo em julho de 2024.

André Fidelis, diretor do Departamento de Benefícios e Relacionamento, foi o encarregado da apuração que resultou em sua exoneração. O ministro frisou que a decisão foi tomada por ele próprio. Ele também explicou que a investigação envolve um grande volume de dados, uma vez que abrange cerca de seis milhões de aposentados e pensionistas. Segundo as investigações da Polícia Federal, entidades sindicais teriam cobrado um montante estimado em R$ 6,3 bilhões dos aposentados e pensionistas, entre os anos de 2019 e 2024.

Diante desse cenário, a permanência de Lupi à frente da pasta da Previdência tem sido questionada pela oposição. Para muitos, a situação torna-se “insustentável” e pedem a convocação do ministro para prestar esclarecimentos. A complexidade das investigações e a gravidade das denúncias exigem transparência e respostas convincentes por parte das autoridades responsáveis. É fundamental que as irregularidades sejam apuradas e os culpados, responsabilizados, visando garantir a lisura e a credibilidade no sistema previdenciário brasileiro.

Em meio a um contexto de intensas pressões e cobranças, Lupi terá a oportunidade de prestar esclarecimentos e apresentar as medidas adotadas para combater as fraudes no INSS. A transparência e a cooperação com as instituições fiscalizadoras e fiscalizadas são essenciais para a elucidação dos fatos e a responsabilização dos envolvidos. A sociedade espera respostas claras e efetivas por parte do ministro e de toda a equipe envolvida no caso, a fim de restabelecer a confiança e a integridade no sistema previdenciário do país.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp