Safego capacita mais de 70 árbitros de campo em Goiás

“Este foi o curso das oportunidades e um marco de desenvolvimento para aqueles que buscam crescer na arbitragem, independente de entidades, campeonatos ou categorias”

A formatura dos novos árbitros do estado de Goiás realizada na última sexta-feira (28), capacitou mais de 70 novos profissionais por meio do Sindicato de Árbitros de Futebol de Campo do Estado de Goiás (Safego) e da Escola Goiana de Arbitragem de Futebol (Egaf). Durante entrevista ao jornal Diário do Estado, o presidente da Safego Luciano Joka falou sobre a importância do curso para os profissionais da arbitragem. Luciano Joka, ressaltou que a criação e manutenção da escola de arbitragem tem sido crucial para melhorar o nível de atuação em Goiás. “Este foi o curso das oportunidades e um marco de desenvolvimento para aqueles que buscam crescer na arbitragem, independente de entidades, campeonatos ou categorias”, disse.

No total, foram sete meses de curso, que contou com 360 horas de aula. A formação foi dividida em quatro módulos. As disciplinas passavam desde regras de futebol, mecânica e técnica de arbitragem, legislação desportiva, súmulas e relatórios, psicologia no esporte, nutrição, comunicação, espanhol, inglês, preparação física. “Nosso objetivo é formar os árbitros para estar à disposição da FGF, além de ser uma forma de renovar nossa arbitragem”, ressaltou.

Na turma formada são nove mulheres entre os homens. Após a formação, os árbitros poderão atuar nos campeonatos promovidos pela Safego. Os novos profissionais também podem fazer parte do quadro de árbitros da Federação Goiana de Futebol (FGF). “Após aprovado nos testes físicos oficias da FGF, ter toda a documentação necessária e estar de acordo com os critérios da comissão de arbitragem de Goiás serão componentes do quadro local da FGF e atuarão inicialmente nos campeonatos das categorias de base da federação goiana de futebol”, explicou.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Palmeiras depende apenas de si para conquistar o título do Brasileirão após vitória e tropeço do Botafogo

O Palmeiras está cada vez mais perto do tricampeonato do Brasileirão após uma vitória crucial contra o Bahia na 34ª rodada. O gol de Flaco López, marcado aos 44 minutos do segundo tempo, foi decisivo e catapultou o Palmeiras na disputa pelo título. Com essa vitória, as chances de o Palmeiras ser campeão aumentaram de 28% para 46%, um salto de 18 pontos percentuais.
 
Enquanto isso, o Botafogo, líder do campeonato, perdeu grande parte de sua vantagem após empatar com o Atlético-MG fora de casa. Embora tenha conquistado um ponto, as chances de o Botafogo ser campeão caíram de 66% para 50%. No entanto, o Botafogo ainda se mantém como favorito ao título, com quatro rodadas restantes.
 
Na próxima rodada, os dois principais concorrentes ao título enfrentarão adversários envolvidos na luta para evitar o rebaixamento. O Botafogo receberá o Vitória, time que venceu quatro dos últimos cinco jogos, enquanto o Palmeiras viajará para enfrentar o Atlético-GO, último colocado da tabela. Um confronto direto entre Palmeiras e Botafogo está agendado para a terça-feira, dia 26, às 21h30, no Allianz Parque, em um jogo que promete ser histórico pela liderança da classificação.
O Palmeiras está a dois pontos de distância do líder Botafogo e agora depende das próprias forças para conquistar o título. Com a pressão aumentando, os próximos jogos serão cruciais para definir o campeão do Brasileirão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos