Marluce Caldas indicada para STJ: solução para disputa alagoana em 2026

marluce-caldas-indicada-para-stj3A-solucao-para-disputa-alagoana-em-2026

A indicação de Marluce Caldas para o Superior Tribunal de Justiça pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve trazer uma solução para a disputa alagoana pelo Senado em 2026. A costura para essa decisão foi feita pelo Palácio do Planalto ao longo dos últimos meses, com o apoio do senador Renan Calheiros e do ministro Renan Filho. A indicação conta com o aval explícito dessas figuras políticas importantes de Alagoas.

Essa escolha também deve ajudar o projeto do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira, que pretende tentar uma das duas vagas ao Senado pelo estado. Inicialmente, cogitou-se uma chapa que incluísse Renan Filho para o governo alagoano, Renan Calheiros e JHC para as vagas de Senado, isolando assim o deputado Arthur Lira. No entanto, com a indicação de Marluce para o STJ, esse cenário pode sofrer alterações.

O presidente Lula buscava uma solução para o impasse desde o final de 2024. Com a indicação de Marluce, a tendência é que Arthur Lira dispute uma das vagas ao Senado, mas sem estar no mesmo palanque da família Calheiros, com quem tem uma rivalidade. A costura política também prevê que o ministro Renan Filho volte a disputar o governo de Alagoas e que o senador Renan Calheiros busque a reeleição.

Apesar de estarem em palanques separados, a solução encontrada diminui a tensão envolvendo um aliado histórico de Lula, o senador Renan, e o deputado Arthur Lira. E, ainda, de acordo com a avaliação no Palácio do Planalto, essa decisão pode favorecer o andamento do projeto de isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, o qual Arthur Lira é relator.

Com a indicação de Marluce Caldas, a política em Alagoas ganha um novo desdobramento, com efeitos também no cenário nacional. A estratégia do Palácio do Planalto parece estar surtindo efeitos positivos para todas as partes envolvidas nesse processo, que visa viabilizar as candidaturas e projetos políticos em disputa no estado. Vale a pena ficar de olho nos desdobramentos dessa indicação e como ela poderá impactar o cenário político alagoano nos próximos anos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp