Clubes da Série C se reúnem, e CBF planeja melhorias para competição; veja propostas
Utilização do VAR nas últimas rodadas e cota extra por participação estão entre as demandas
Confiança vence o Anápolis em casa e sobe sete posições na tabela da Série C [https://s04.video.glbimg.com/x240/13816907.jpg]
Confiança vence o Anápolis em casa e sobe sete posições na tabela da Série C
Uma reunião realizada nesta terça-feira, na sede da CBF, debateu melhorias para a Série C do Campeonato Brasileiro. Representantes dos 20 clubes da competição apresentaram ao presidente da entidade, Samir Xaud, alguns pedidos para a atual edição e também para os próximos anos.
Entre os pontos apresentados para o campeonato deste ano, estão a utilização do VAR pelo menos nos jogos da última rodada da primeira fase – a ferramenta já está confirmada para os quadrangulares decisivos – e também uma cota extra de R$ 250 mil por time.
Além disso, os clubes solicitaram já para as últimas rodadas o uso do método chamado de bolas múltiplas, que já era usado na Premier League e passou a ser adotado no Campeonato Brasileiro e Série B deste ano, para que a reposição de bola seja mais rápida nos jogos.
Outro pedido foi para que os quartos árbitros nos jogos não sejam da federação local, como é feito habitualmente. Todas as demandas estão sendo analisadas pela CBF.
Uma valorização do produto Série C do Brasileiro, com mais atenção comercial, também entrou em pauta, principalmente de olho nos próximos anos. Os clubes também pedem um aumento no valor repassado pela CBF. Na atual edição, cerca de R$ 32 milhões serão distribuídos entre os times, somando cotas e premiações.
A mudança da fórmula de disputa para pontos corridos, como é feito nas séries A e B do Brasileiro, também foi levantada pelos clubes, mas o debate só deve ganhar força nos próximos anos. O objetivo é ganhar um calendário com 38 rodadas. No momento, a Terceirona tem 27 datas.
A Série C 2025 tem 20 times, que se enfrentam em turno único. Neste momento faltam quatro rodadas para o fim da primeira fase. Os oito primeiros avançam para a segunda fase e serão divididos em dois grupos com quatro times. Os dois primeiros de cada chave sobem para a Série B, e os líderes dos grupos disputam a final. Os quatro piores da primeira fase são rebaixados à Série D.
Mais notícias do esporte paranaense no de.pr [https://de.pr]