Professora desenvolve livro social que prepara aluno autista para formatura no
interior de SP
O livro contém fotografias reais e textos, para ilustrar desde os preparativos
até o dia do evento que acontece em Votuporanga (SP).
Uma professora da rede municipal de Votuporanga (SP) desenvolveu um livro para ajudar um de seus alunos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nível 2 de suporte, a compreender e se preparar para sua formatura escolar do Pré-II.
A ideia surgiu ao perceber que mudanças na rotina, ambientes com sons e pessoas desconhecidas poderiam gerar desconforto ao estudante.
A professora do Cemei “Modesto Sobrinho”, Tarsila Quatrochi, criou o material que explica o passo a passo de tudo que acontecerá durante o evento: dos ensaios ao grande dia da celebração.
“Como está se aproximando desse momento tão simbólico, gostaria que ele estivesse presente e participasse efetivamente da festividade. Então, pensei no livro social para ambientá-lo e deixá-lo seguro”, explica a professora.
O livro contém fotografias reais e textos para ilustrar desde os preparativos até os detalhes do evento, como, as músicas, o som dos aplausos, o encontro com pessoas conhecidas e desconhecidas, os movimentos e as luzes. Tudo pensado para que o aluno compreenda e saiba lidar com as situações.
Além do livro social digital, apresentado em sala de aula, os pais do estudante receberam uma versão impressa para que o trabalho de preparação possa ser estendido ao ambiente familiar.
A formatura do Pré-II, turma em que o aluno está matriculado, está marcada para o dia 1º de dezembro. Além de celebrar as conquistas escolares, o evento marca um exemplo de empatia e inclusão.




