A prefeitura de Pirenópolis, uma das principais cidades turísticas de Goiás, analisa publicar um novo decreto com regras mais rígidas. A decreto está em análise após a intensa aglomeração registrada no primeiro fim de semana de reabertura da cidade para o turismo. A retomada aconteceu na última sexta-feira, 15, após cinco meses de proibição do turismo devido a pandemia de covid-19.
Segundo a prefeitura, neste primeiro momento a cidade não será fechada novamente. Entretanto, se houver um aumento significativo nos números de casos da covid-19, barreiras sanitárias impedindo a entrada de turistas poderão ser instaladas.
O novo decreto está pronto, conforme informou a prefeitura, mas até a manhã de hoje, 20, não foi assinado. Entre as novas medidas, que podem entrar em vigor se o decreto for publicado, está prevista a proibição de banho no Rio das Almas no perímetro urbano. As fiscalizações nos estabelecimentos comerciais também serão intensificadas e, se as regras não forem cumpridas, a multa pode chegar a R$ 1 mil.