Goiânia publicará decreto permitindo retorno de cursos técnicos profissionalizantes

Nesta segunda-feira, 19, o Centro de Operações de Emergência Municipal (COE) realizou reunião ordinária. A reunião deliberou a abertura de mais atividades econômicas. Foi autorizada o retorno dos cursos livres, abertos à comunidade, cursos técnicos profissionalizantes e cursos de extensão em vários setores econômico, como por exemplo de idiomas, dança, música, etc.

“O protocolo específico para cada curso vai ser publicado até o final desta semana, lembrando que deve seguir o mesmo protocolo básico dos cursos livres, que já foram autorizados. A capacidade deve ser de 30%, proibido a entrada de crianças menores de 12 anos, pessoas com mais de 60 anos, portadores de comorbidades”, informa o superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes. Em relação aos cursos de dança, o superintendente explica que está proibido o contato físico.

Foi autorizado também o retorno das igrejas e templos religiosos. “A capacidade é de 50%, o funcionamento normal durante todos os dias da semana. A restrição do horário de funcionamento foi eliminada. Os outros templos voltam a funcionar a partir da próxima semana, após a publicação do decreto”, explica.

Ainda hoje foi deliberado o protocolo para o Dia de Finados, no próximo dia 2 de novembro, para que os cemitérios sigam algumas regras para o funcionamento, evitando aglomerações. “Um dos pontos discutidos neste protocolo é a restrição de missas dentro do cemitério, a proibição de entrega de santinhos e folhetos dentro e fora do cemitério, algumas medidas para amenizar a aglomeração do coronavírus no finados”, finaliza.

Foto: Reprodução

Assista o vídeo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado) em

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp