Mais de 50 estabelecimentos entre bares e restaurantes anunciaram que vão paralisar entregas via apps nessa terça (09) e quarta feita (10). Estarão totalmente fechados sem nenhuma venda de produtos. Os órgãos que representem a classe informaram que eles tem o objetivo de mostrar que é inviável que os estabelecimentos se mantenham somente por aplicativo de entregas.
Newton Pereira que é presidente do sindicato dos bares e restaurantes em Goiânia, disse que o setor quer que a prefeitura libere novamente para o cliente poder buscar sua refeição, seja como drive-thru, take-away ou take-out.
A alegação dos bares e restaurantes é que o formato exclusivo de delivery não necessariamente gera lucro, afinal as taxas cobradas pelas plataformas são altas, por vezes chegando a 30% em cima do valor de cada pedido.
A argumentação do setor abarca o cenário da pandemia desde o início, uma vez que o funcionamento sempre esteve fora do normal nesse período. Além do que, o funcionamento exclusivo para entregas não cobre custos básicos como alugueis, salários, água e energia, por exemplo.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) fez um levantamento do cenário e a estimativa é que houve uma queda de vendas no setor em 80%.
Vale lembrar que o cenário é de aumento constante de novos casos da COVID-19 e, portanto, se faz necessário algumas medidas para não entrarmos em colapso.