Abadiânia: Preso suspeito de manter funcionários em situações de escravidão

Nesta segunda-feira (26), a Delegacia de Polícia (DP) de Abadiânia aprendeu um homem acusado de manter 11 funcionários em situações de trabalho escravo. Os agentes policiais chegaram até a zona rural após uma denúncia anônima.

Os funcionários estava trabalhando em situações desagradáveis, sem equipamentos de proteção individual, sem receber, sem água potável e sem dia de descanso na semana. Todos trabalhavam com corta de eucalipto em uma fazenda.

De acordo com as vítimas, muitos trabalhavam de chinelo e tinham que trabalhar aos domingos para que pudessem garantir o almoço e o jantar, sendo que o valor das refeições seriam cobrados depois. Além disso, foi verificado que os alojamentos não possuíam camas, todos dormiam amontoados em colchões no chão, alguns deles eram feitos apenas de espuma.

As vítimas são do Maranhão e trabalhavam para manter a estadia e alimentação, visto que o empregador havia retirado os documentos e carteiras de trabalho de todos com a promessa de assinar a carteira. Porém, nenhum deles recebia o salário e estavam na fazenda porque não tinham para onde ir.

A autoridade policial deu voz de prisão ao empregador que foi encaminhado para o presídio. O mesmo responderá por redução à condição análoga à de escravo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp