Cerca de 30 policiais federais cumprem, nesta quinta-feira (29/4), três mandados de busca e apreensão, em seis endereços diferentes nas cidades de Iporá, Nazário e Trindade, no interior de Goiás. A ação faz parte da Operação Quinta Parcela, da Polícia Federal (PF) que investiga fraudes ao benefício emergencial destinado à população que teve sua situação financeira agravada em razão da pandemia de Covid-19.
Em todo o País estão sendo cumpridos 37 mandados de busca e apreensão, cinco mandados de prisão temporária e três mandados de sequestro de bens, perfazendo um total de aproximadamente R$140 mil bloqueados por determinação judicial. Além de Goiás, as ações estão sendo efetivadas nos Estados do Pará, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Roraima e São Paulo, com a participação de aproximadamente 140 policiais federais.
De acordo com a PF, os trabalhos realizados são resultantes de uma união de esforços denominada Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE). Participam das investigações a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, o Ministério da Cidadania, a Caixa Econômica Federal, a Receita Federal, a Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União.
Os objetivos da atuação conjunta são a identificação de fraudes massivas e a desarticulação de organizações criminosas, com a identificação de seus integrantes e recuperação da verba. Somadas as ações desta quinta, segundo a PF, já foram realizadas 70 operações policiais visando o combate às fraudes, com mais de duas centenas de mandados de busca e apreensão e mais de 30 indivíduos presos.