Press "Enter" to skip to content

A importância da avaliação genética para a saúde

Em entrevista ao jornal Diário do Estado, a Dra. professora, biomédica e geneticista, Thaís Cidalia, falou sobre a importância da avaliação genética para a saúde.

A especialista explica que o caso da atriz Angelina Jolie provavelmente é o mais famoso no tema. A atriz retirou a mama após realizar a mapeamento genético e detectar possível câncer. “A partir do momento que ela realizou o mapeamento e foi orientada a fazer isso devido o histórico familiar. Esse é o primeiro passo para intervenção, após descobrir um histórico na família, o geneticista deve esclarecer, orientar e levar essa informação ao paciente, sem ser diretivo, dizendo se ela tem ou nao que fazer o exame, mas temos que informar dos riscos, inclusive nas gerações posteriores”, informa.

A especialista acrescenta que o diagnóstico precoce pode diminuir a chance de câncer ou monitorar o tumor. “A genética está a nosso favor, precisamos apenas usá-la”, relata. Ela complementa que existem genes que são comuns por questões hormonais. “Alguns hormônios acabam participando de mecanismos de produção celular e se houver uma receptividade genética esses hormônios podem potencializar esse crescimento. É importante o trabalho multiprofissional, muitas vezes o profissional precisa saber da genética do paciente para iniciar um tratamento hormonal”, afirma a médica.

A médica acrescenta que a genética é uma área cara, que o exame é caro, que os planos de saúde não cobrem. “O exame é de alto custo, porque a genética é cara por usar técnicas e metodologias ainda caras no Brasil, então isso pesa”, afirma. A especialista acrescenta que é utilizado laboratórios de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. 

Assista a entrevista completa: