Press "Enter" to skip to content

A volta da “Era de Ouro” do Flamengo

Última atualização 26/02/2021 | 16:07

Época boa era a do Zico!“. Quem nunca ouviu um flamenguista “raiz” dizer uma frase como esta? Pois tudo indica que o time carioca está de novo no topo do futebol brasileiro, voltando aos anos de ouro. Só na década de 80, em sua melhor fase, o rubro-negro venceu o Campeonato Brasileiro por 4 vezes, duas delas consecutivas: 1982 e 1983.

Depois, veio um regime de 17 anos, de 1992 até 2009, quando os flamenguistas esperavam a volta do time dos sonhos, e neste meio tempo surgiu a velha e tão repetida frase sobre Zico, o camisa 10 que deixou saudade nos amantes do futebol brasileiro.

Na noite desta quinta-feira, 25, mais um capítulo brilhante da história do “Mengão” deve ficar nos corações da maior torcida do Brasil. Desta vez, as figurinhas são outras: Gabigol, Gerson, Éverton Ribeiro, Diego Ribas, Arrascaeta… os flamenguistas podem citar cada um por nome e sobrenome. Quase 40 anos depois, a equipe dos jovens jogadores repete os feitos da era de ouro: dois brasileirões seguidos, em 2019 e em 2020 (temporada que teve fim só em 2021).

O Flamengo perdeu para o São Paulo na noite de gala, isto é fato. Mas até pode aumentar a moral do time, na boca dos torcedores roxos: “Até perdendo o Flamengo ganha”, eles diriam. Neste cenário de derrota carioca, o Internacional só precisava vencer para superar os 71 pontos do campeão, ir a 73 e levar o campeonato depois de 42 anos.

Bastava um gol, e no último minuto, quando os jogadores do Flamengo já estavam depositando todas as suas esperanças no Corinthians (como é o futebol!), apenas assistindo o jogo do adversário acabar em 0 a 0, um grito de gol silencia o Brasil. Era do Inter. Mas eis que uma bandeira salvadora é hasteada no ar: a bandeira amarelinha do impedimento.

Do resto da história, cada torcedor conta a sua própria.

Imagem: Pedro Martins/UOL