Press "Enter" to skip to content

Abertas inscrições para casas a custo zero em Hidrolândia e Santo Antônio do Descoberto; Veja como participar

Última atualização 08/07/2022 | 09:21

As inscrições para receber casas a custo zero em Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal, e em Hidrolândia, na Região Metropolitana de Goiânia, foram abertas. Para concorrer ao benefício, as famílias precisam atender a alguns critérios, como comprar vínculo com o respectivo município, além de estar dentro dos parâmetros socioeconômicos estipulados pela legislação que rege o programa Pra Ter Onde Morar – Construção, do governo estadual.

Em Santo Antônio, as inscrições podem ser feitas no site da Agência Goiana de Habitação (Agehab). Ao acessá-lo é preciso clicar no botão “Casas a Custo Zero”, em destaque na página inicial. Caso o candidato não tenha acesso à Internet, ele pode comparecer à Diretoria de Habitação e Regularização Fundiária da prefeitura para realizar a inscrição, realizada de segunda a sexta-feira, entre 8 e 14 horas. O prazo para realizar a inscrição vai até o dia 14 de julho. O empreendimento no município contará com 28 moradias.

Já para o município de Hidrolândia, onde serão construídas 50 casas, as inscrições devem ser feitas pessoalmente pelos candidatos ao benefício, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Avenida Goiânia, número 1001, no Centro. Diferente de Santo Antônio, o prazo para se participar do programa vai até dia 20 de julho. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 18 horas.

Inscrições

O processo de inscrição das famílias em Hidrolândia e Santo Antônio do Descoberto será conduzido pelas prefeituras e pela Agehab. As moradias a custo zero são pagas integralmente pelo Governo de Goiás, sem financiamentos bancários e entregues gratuitamente para os beneficiários. Os terrenos onde serão construídas as moradias foram doados pelas prefeituras.

Alguns critérios devem ser atendidos pelos candidatos, como ter renda familiar de até um salário mínimo, residir no município há pelo menos três anos, não ter recebido do Estado nenhum benefício habitacional e ter inscrição no CadÚnico.

Após as inscrições, há uma análise da documentação das famílias, que caso aprovadas, ficam habilitadas a participarem do processo seletivo, realizado por meio de sorteio, segundo os editais, também já disponíveis no site da Agehab. Nos sorteios, serão formados cadastros de reserva, utilizados em caso de desclassificação das primeiras famílias sorteadas por eventuais irregularidades. As três etapas: inscrição, seleção e sorteio seguem os critérios definidos pela Lei 21.219, de dezembro de 2021.

Cada moradia possui sala de estar/jantar, cozinha, circulação, dois quartos sendo um de casal, um banheiro, área de serviço coberta, quintal descoberto (recuo lateral e fundo em solo natural), acesso de pedestre cimentado, recuo frontal gramado, com área construída de no mínimo 42,43m² e lote com área mínima de 200m².