Um adolescente de 14 anos da Califórnia, Estados Unidos (EUA) deu entrada no hospital com dificuldade para engolir e com rouquidão. Ao realizar exames, os médicos descobriram que o adolescente tinha engolido uma moeda de 0,25 centavos, que ficou presa entre as cordas vocais do garoto.
Os médicos registraram a situação bizarra em um estudo publicado na revista científica New England Journal of Medicine.
Segundo o adolescente ele teria engolido o objeto por acidente, mas não relatou dificuldades para respirar. Após a realização de radiografia do tórax e do pescoço, os especialistas logo identificaram a gravidade da situação.
“Quando aspirados pelas vias aéreas por crianças mais velhas, corpos estranhos normalmente se alojam mais distalmente [afastado] do que nesse caso, parando na traqueia ou no brônquio principal, devido à ação da gravidade e ao maior tamanho das vias aéreas”, dizem os médicos no estudo.
A moeda se alojou em um pequeno espaço localizado entre a glote e a traquéia, a subglote, região das cordas vocais. Ao fazer o exame de endoscopia, os médicos obtiveram imagens do objeto preso na posição vertical como um caça-níqueis.
“Corpos estranhos nas vias aéreas, especialmente aqueles na traqueia e laringe, necessitam de remoção imediata para reduzir o risco de comprometimento respiratório”, alertam os especialistas.
Foi realizada uma cirurgia de emergência para retirar a moeda através de uma ferramenta usada para agarrar e puxar o objeto. A garganta do garoto não sofreu danos permanentes e ele recebeu alta pouco depois.