Adolescente engole moeda e objeto fica preso entre as cordas vocais, nos EUA

Um adolescente de 14 anos da Califórnia tinha engolido uma moeda de 0,25 centavos, que ficou presa entre as cordas vocais do garoto. 
(foto: Victor Bor-Chang Hsue e Vijay Patel/New England Journal of Medicine/Divulgação)

Um adolescente de 14 anos da Califórnia, Estados Unidos (EUA) deu entrada no hospital com dificuldade para engolir e com rouquidão.  Ao realizar exames, os médicos descobriram que o adolescente tinha engolido uma moeda de 0,25 centavos, que ficou presa entre as cordas vocais do garoto.

Os médicos registraram a situação bizarra em um estudo publicado na revista científica New England Journal of Medicine.

Segundo o adolescente ele teria engolido o objeto por acidente, mas não relatou dificuldades para respirar. Após a realização de radiografia do tórax e do pescoço, os especialistas logo identificaram a gravidade da situação.  

 “Quando aspirados pelas vias aéreas por crianças mais velhas, corpos estranhos normalmente se alojam mais distalmente [afastado] do que nesse caso, parando na traqueia ou no brônquio principal, devido à ação da gravidade e ao maior tamanho das vias aéreas”, dizem os médicos no estudo.

A moeda se alojou em um pequeno espaço localizado entre a glote e a traquéia, a subglote, região das cordas vocais. Ao fazer o exame de endoscopia, os médicos obtiveram imagens do objeto preso na posição vertical como um caça-níqueis.

“Corpos estranhos nas vias aéreas, especialmente aqueles na traqueia e laringe, necessitam de remoção imediata para reduzir o risco de comprometimento respiratório”, alertam os especialistas.

Foi realizada uma cirurgia de emergência para retirar a moeda através de uma ferramenta usada para agarrar e puxar o objeto. A garganta do garoto não sofreu danos permanentes e ele recebeu alta pouco depois.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp