Advogado de motorista causador de acidente fatal é alvo de protestos: “Vale tudo por dinheiro?”

Advogado de motorista que matou ciclista é alvo de protesto: “Vale tudo por dinheiro?

Adeison de Jesus Souza, 35 anos, se apresentou na 17ª DP na tarde desta sexta-feira (3/1). O crime ocorreu em 1º de janeiro na BR-070. O advogado Ricardo Costa, responsável pela defesa de Adeison de Jesus Souza, 35 anos, foi alvo de protestos nesta sexta-feira (3/1), ao acompanhar o depoimento de seu cliente na 17ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Norte). Adeison é investigado pelo atropelamento e morte do ciclista e farmacêutico Tiago Gonçalves de Oliveira, 38, no acostamento da BR-070, na última quarta-feira (1º/1).

Os familiares da vítima chamaram o advogado de “assassino” e questionaram sua postura: “Vale tudo por dinheiro?”. Durante o tumulto, Ricardo Costa alegou que Adeison parou para prestar socorro após o atropelamento, mas decidiu deixar o local por medo de ser linchado, já que outras pessoas estariam auxiliando a vítima. Parentes de Tiago contestaram essa versão, afirmando que o motorista fugiu sem oferecer ajuda. Segundo Mariana Gonçalves Soares, prima da vítima, a sensação é de impunidade.

As imagens de câmera de segurança mostram o momento em que o Hyundai HB20 branco, conduzido por Adeison, invade o acostamento da BR-070 e atinge Tiago, que pedalava pela via. O ciclista foi reanimado por 53 minutos pelos bombeiros e levado ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC), mas não resistiu aos ferimentos e morreu na quinta-feira (2/1). Um vídeo obtido pela reportagem mostra o momento em que um HB 20 branco invade o acostamento da BR-070, na altura de Taguatinga Norte, e atinge o ciclista.

Adeison se apresentou à 17ª DP dois dias após o atropelamento. O delegado-chefe Mauro Aguiar informou que ele será indiciado por homicídio doloso com dolo eventual, por dirigir em alta velocidade e invadir o acostamento, sem dar chance de defesa à vítima. Além disso, um amigo de Adeison foi preso por esconder o veículo envolvido no acidente em uma casa em Águas Lindas (GO). O carro, um HB20 branco, foi localizado coberto por uma lona e ainda apresentava marcas de sangue e avarias do impacto. O veículo foi enviado para a Delegacia de Polícia Especializada (DPE) para continuidade da perícia.

Tiago Gonçalves de Oliveira era farmacêutico e proprietário de uma drogaria em Taguatinga. Amigos e colegas lamentaram sua morte nas redes sociais, destacando sua dedicação e otimismo. O Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal também emitiu uma nota de pesar, solidarizando-se com os familiares e amigos da vítima. A população espera que a justiça seja feita e que casos como esse sirvam de alerta para a conscientização no trânsito.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Atos pelo 8/1 em Brasília: segurança reforçada na Esplanada dos Ministérios

Com segurança reforçada, a chegada aos atos pelo 8/1 é tranquila no DF. A Esplanada dos Ministérios segue parcialmente interditada para garantir a segurança durante os atos previstos nesta quarta-feira (8/1). Desde as 9h desta quarta-feira (8/1), o trânsito na Esplanada dos Ministérios foi parcialmente interditado para garantir a segurança da capital federal durante os atos para lembrar os dois anos dos ataques às sedes dos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro de 2023.

A cerimônia do Palácio do Planalto está prevista para as 11h. Já o ato “Um abraço em defesa da democracia” deve ocorrer a partir de 12h30. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) reforçou o efetivo na Esplanada dos Ministérios e mantém tropas especializadas para pronto emprego, em caso de necessidade. A segurança dos eventos na área interna do Palácio do Planalto, assim como na Praça dos Três Poderes, será responsabilidade do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.

Tropas da PMDF, do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), da Força Nacional, além de militares do GSI já estão posicionados nas imediações da praça. Por volta das 10h, alguns brasilienses e apoiadores do governo petista começaram a chegar à Esplanada para acompanhar a cerimônia. O professor Fábio Dias, 46, levou os dois filhos, Bernardo, 15, e Arthur, 9, para assistir ao “Abraço da Democracia”. Diretora da Confederação dos Servidores Públicos Federais (Condsef), Neuza Castro, chegou à Praça dos Três Poderes por volta das 10h30, acompanhada pela amiga do movimento, Jussara Griffo.

Durante a realização do ato, haverá triagem de segurança para o acesso à Praça dos Três Poderes, não sendo permitidos objetos cortantes ou perfurantes, tais como garrafas de vidro, armas de qualquer tipo, hastes de bandeiras e quaisquer outros materiais que coloquem em risco a segurança das pessoas e do patrimônio. A entrada do público externo ocorre a partir da Avenida José Sarney, em frente ao Congresso Nacional. Gradis estão instalados por órgãos locais e federais na Avenida José Sarney e ao longo das vias N1 e S1, entre o Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes. O CBMDF está de prontidão, com unidades de resgate e de combate ao incêndio, e qualquer ocorrência poderá ser registrada pessoalmente na 5ª Delegacia da Polícia Civil (PCDF), ou pelos canais de atendimento virtuais da PCDF.

As ações de trânsito serão de responsabilidade da PMDF, com apoio do Departamento de Trânsito (Detran-DF). A via N1, na altura do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) está fechada até a via L4, nas proximidades do 1º Grupamento de Bombeiro Militar (1º GBM/CBMDF). A via S1, na altura da Avenida José Sarney, próximo do Ministério das Relações Exteriores (MRE) até a Praça dos Três Poderes também está interditada. Os fechamentos estão previstos para até o término do evento, ou conforme avaliação das equipes técnicas. Se quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho, siga o perfil do DE DF no Instagram. Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram. Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do DE DF: (61) 9119-8884.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp