AGR autoriza novas linhas de transporte regular de passageiros

O Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação (AGR) aprovou, na quarta-feira ,21, três novas linhas de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros entre cidades das regiões Oeste e Sudoeste do estado. Os serviços serão prestados pelas empresas Expresso Itamarati S/A e Rio Novo Transportes e Turismo, que atenderam às exigências dos editais 01/2023 e 03/2023 da AGR, habilitando-se para operar os trechos que ligam as cidades de Rio Verde a Aporé; Caçu a Caiapônia; e Goiânia a Aragarças.

A Expresso Itamarati S/A se habilitou para fazer a linha entre os municípios de Rio Verde e Aporé, via Caçu, num trecho de 231 quilômetros; e também para a linha que liga os municípios de Caçu a Caiapônia, via GO-364 e Jataí, perfazendo 240 quilômetros. Essas linhas do chamamento público 01/2023 serão atendidas com viagens nos dois sentidos, de ida e volta.

Já a empresa Rio Novo Transportes e Turismo respondeu ao edital de chamamento público 03/2023, contemplando a linha entre Goiânia e Aragarças, via Iporá e Piranhas, num trecho de 434 quilômetros. O serviço também será oferecido nos dois sentidos.

Durante a 4ª Reunião Ordinária do Conselho Regulador, o presidente Wagner Oliveira Gomes ressaltou a importância das autorizações, que “resultam em benefício social para as populações em várias regiões do estado”. Ele anunciou que em breve os chamamentos públicos serão reeditados para que novas empresas possam se apresentar para as linhas não contempladas nos três editais anteriores.

Prefeituras

Além disso, o Conselho analisou e julgou processos de interesse dos municípios de Mairipotaba, São Luis de Montes Belos, Cristalina, Mimoso de Goiás, Mara Rosa, Araguapaz e Nova Glória, relativos ao transporte de passageiros para outros municípios.

Na mesma sessão, foram aprovadas as aferições de bilhetes de gratuidades concedidas por quatro empresas de transporte regular de passageiros a idosos e pessoas com deficiência no período de setembro a dezembro de 2023. Os processos foram de interesse das empresas Expresso Marly, Viação Goianésia, Viação Paraúna e Viação Estrela. A partir da decisão do conselho, os processos seguem para a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), que é a titular dos benefícios sociais para validação.

AGR

Dois processos de interesse da própria AGR também estiveram na pauta da reunião do Conselho na quarta-feira: a da minuta de resolução normativa que trata de procedimentos para a implementação e o monitoramento de indicadores de qualidade regulatória e realização de pesquisa de satisfação nos vários setores regulados; e o cronograma de vistorias da AGR em unidades de saúde geridas por organizações sociais (OS’s) para este ano. No total, estão previstas 66 vistorias dos técnicos da Gerência de Regulação Econômica e Desestatização, com foco nas instalações utilizadas para a prestação dos serviços de saúde nessas unidades.

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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