Press "Enter" to skip to content

Almoço com dança e música italiana marca o último dia do Festival em Nova Veneza

Termina neste domingo, 7, às 18 horas a 16ª edição do Festival Italiano de  Nova Veneza, a 29 km da capital goiana, Recheado de opções deliciosas, que vão de massas a aperitivos, os pratos terão custo acessível para todos os bolsos: a partir de R$ 20. O público presente no evento poderá degustar experimentar das mas diversas opções que estarão disponíveis em 35 estandes.

Na hora do almoço, os visitantes poderão apreciar as delícias italianas aproveitando as últimas apresentações do Grupo Ítalo-Brasileiro, de Santa Catarina, composto por 35 dançarinos que irão trazer coreografias retratando grandes temas que retratam a história da Itália.

Grupo Ítalo-Brasileiro, de Santa Catarina (Foto: Divulgação / Prefeitura)

 

No total são 35 estantes: três restaurantes, 30 estandes de alimentação e bebida, nove doceterias, 22 pontos de artesanatos. Só a Cozinha da Nonna, por exemplo, que é a cozinha oficial do evento, 45 cozinheiras estarão envolvidas na preparação de cerca de 20 mil porções do cardápio com 20 opções.

nova veneza
O molho ”Goiás é bom” é a atração mais comprada no festival. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Veneza)

Às 14 horas, o cantor Waldir Amaral, natural de Nova Veneza, apresenta os sucessos que embalaram a Itália durante os anos de 1960, 1970 e 1980. O artista está há 12 anos participando dos festejos da cidade.

E para encerrar com chave de ouro, o festival terá o tradicional panelaço. Como forma de agradecimento aos quatro dias de evento, os cozinheiros que trabalham nos restaurantes da festa saem pelo circuito do evento batendo suas panelas, fazendo uma divertida e animada sincronia. O ato será realizado às 18 horas, fechando a festa, e deixando gostinho de quero mais para a 17ª edição em 2023.

Como chegar a Nova Veneza

Situada a 39 quilômetros de Goiânia e a 195 quilômetros de Brasília, a cidade possui quatro acessos.

De Goiânia, a opção é ir pela GO 462, que sai pela Avenida Eurico Viana, no setor Parque das Nações, passa pelo Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, por Santo Antônio e chega direto à cidade. Por essa alternativa, são 28 quilômetros de distância.

Outra alternativa é seguir pela 070, rodovia que na capital pode ser acessada pela Avenida Anhanguera e chega a Inhumas. De lá, o trajeto para Nova Veneza se dá também pela GO 222 e a distância é ainda menor: 20 quilômetros.

Para quem vem de Anápolis, a indicação é a GO 222, que parte de Anápolis e segue até Nerópolis, sendo que o visitante deverá passar por dentro da cidade para acessar novamente a rodovia GO 222 até Nova Veneza. O trajeto tem 40 quilômetros é o indicado para quem vem de Brasília também.

Desde 2018, Nova Veneza ganhou uma nova alternativa de acesso com a pavimentação da antiga estrada Santa Bárbara, é a GO 420. Com 6,7 quilômetros, ela liga a cidade de Nova Veneza à GO-080, após a cidade de Nerópolis. Por este caminho, quem vem de Goiânia anda 37 quilômetros; de Anápolis, são 45 quilômetros.

A festa é realizada pela Prefeitura de Nova Veneza, com patrocínio da Enel Distribuição Goiás, por meio da Lei de Incentivo à Cultura/Goyazes. O evento também tem apoio da Câmara Municipal da cidade, do Governo de Goiás, da Secretaria de Estado da Cultura, e o Sesc-GO como correalizador.