Press "Enter" to skip to content

Aluno do Basileu França vence competição mundial de dança e ganha seis bolsas de estudo

O bailarino Miguel Oliveira, de 16 anos, foi reconhecido como o “Melhor Jovem Talento” no Prix de Lausanne, na Suíça, voltado para os interessados em seguir uma carreira profissional na dança. A conquista ocorre após três anos de intensa preparação na Escola do Futuro em Artes Basileu França. O título foi concedido após vencer outros 70 participantes de todo o mundo.

Natural de Brasília, ele sempre sonhou em seguir carreira internacional. Os primeiros passos dançantes foram dados aos cinco anos de idade. A chegada ao Basileu França há três anos foi o marco na trajetória de Miguel. A qualidade técnica e artística do adolescente renderam ainda seis bolsas de estudo na Europa e nos Estados Unidos das quais ele optou por uma em Hamburgo, na Alemanha.

“Todos os bailarinos podiam ter o privilégio que tive. Isso seria incrível, ter aula com professores do mundo inteiro, poder se apresentar para milhares de pessoas por meio das transmissões. É algo único e que me acrescentou muito. É uma etapa muito importante na minha vida e ter o prazer de receber um prêmio pelo trabalho que tive, junto com os meus professores, é algo inexplicável”, afirma Miguel.

De acordo com a coordenadora de Dança da Escola do Futuro do Estado de Goiás em Artes Basileu França, Simone Malta, Miguel é o primeiro egresso neste ano a trilhar caminhos no exterior. Em 2020 foram quatro bailarinos e no ano passado, cinco ex-alunos.

Expectativa

O prêmio “Melhor Jovem Talento” conquistado na Suíça não deve ser o único de Miguel Oliveira neste início de ano. De 12 a 19 de abril, na cidade de Tampa, na Flórida, Estados Unidos, ele disputa a final do Youth America Grand Prix (YAGP) 2022, considerado o maior festival de balé do mundo em oferta de bolsas de estudo para bailarinos. O rapaz está classificado na categoria sênior.