Alunos denunciam racismo em faculdade de São Bernardo do Campo: “Somente para brancos”

c85b70e0e3ffea12d198ae62daa72900 (1)

Alunos do 3º ano da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, denunciaram recentemente um suposto caso de racismo dentro da instituição. O incidente ocorreu devido à exposição de um cartaz escrito “entrada permitida somente para brancos” na porta de uma sala de aula.

O recado teria sido colocado no começo de novembro, por um professor de Sociologia e Antropologia, que fazia uma simulação de como funcionava a segregação racial. Uma ocorrência foi registrada por estudantes na Polícia Civil, mas a Secretaria da Segurança Pública confirmou que investigações não consideraram a prática como ato criminoso.

Vídeos enviados por alunos, disponibilizados por advogados que representam as vítimas, mostram que o professor que pediu a tarefa se justificou e de “bronca” nos alunos por terem registrados os fatos. Nas imagens, é possível ouvir o professor falando: “Alguém desinformado, que simplesmente podia ter batido na porta e perguntado: ‘o que está acontecendo?’ e a gente explicaria. Mas alguém foi lá, tirou uma foto e colocou nas redes da faculdade. Virou um caos”, disse.

Em nota, a FDSBC informou que o cartaz foi utilizado no contexto de uma atividade pedagógica, realizada com o objetivo de promover uma discussão crítica sobre as consequências jurídicas da prática de racismo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp