Em meio à muita controvérsia e apresentando uma cerimônia simples, o Globo de Ouro 2022 anunciou os seus ganhadores na noite do último domingo (9). Com 25 categorias no total, os filmes mais vencedores da noite foram “Amor, Sublime Amor” e “Ataque dos Cães”, ambos com três estatuetas cada. A série “Succession” também foi honrada com três prêmios. Além disso, animações e outros títulos também foram premiados.
Os vencedores do Globo de Ouro
Começando pelos grandes ganhadores da noite no Globo de Ouro de 2022, “Amor, Sublime Amor” levou para casa Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Atriz em Comédia ou Musical para Rachel Zegler e Melhor Atriz Coadjuvante para Ariana DeBose. A obra tem direção de Steven Spielberg e é um remake do clássico de 1961. Está disponível em alguns cinemas do Brasil e chegará futuramente à plataforma de streaming Star+.
“Ataque dos Cães” também foi bastante lembrada na cerimônia, vencendo Melhor Filme de Drama, Melhor Direção para Jane Campion e Melhor Ator Coadjuvante para Kodi Smit-McPhee. O título foi produzido e distribuído pela Netflix. Portanto, quem quiser conferir basta acessar a plataforma. Entre os outros vencedores da noite, “Succession” faturou Melhor Série de TV – Drama, Melhor Ator em Série de TV – Drama para Jeremy Strong e Melhor Atriz Coadjuvante em TV para Sarah Snook.
“Encanto” ganhou como Melhor Filme de Animação. A queridinha dos fãs “Round 6” adquiriu um prêmio de “Melhor Ator Coadjuvante em TV” para Oh Yeong-su. O japonês “Drive My Car” triunfou como Melhor Filme Estrangeiro. Jason Sudeikis ganhou como Melhor Ator em Série de TV – Comédia ou Musical por “Ted Lasso”. Já Michael Keaton venceu como Melhor Ator em Série Limitada, Série Antológica ou Telefilme por “Dopesick”. O Espetacular Homem-Aranha, Andrew Garfield, foi honrado com o posto de Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical por “Tick, Tick… Boom!”. Os experientes Will Smith, Kate Winslet e Nicole Kidman também receberam prêmios. Confira a lista completa por aqui.
Controvérsias da premiação
O Globo de Ouro vem sendo alvo de diversas críticas e controvérsias. Recentemente, a premiação passou a receber acusações de racismo (para se ter uma ideia, nenhum dos 80 membros votantes é negro) e machismo, algo corroborado pela atriz Scarlett Johansson. O ator Tom Cruise, após as críticas ao Globo de Ouro surgirem, devolveu todas as estatuetas que conquistou no passado. Além dessas acusações, alguns filmes supostamente receberiam um “tratamento especial” dos votantes em troca de viagens luxuosas e outros presentes.