Press "Enter" to skip to content

Anápolis ganhará ambulatório para tratar pacientes com sequelas da Covid-19

Nesta sexta-feira, 22, o Diário do Estado conversou com o secretário municipal de Saúde de Anápolis, André Braga. Ele contou tudo sobre a vacinação no município. “Tivemos a grata satisfação de Anápolis ter sido escolhida pelo governador Ronaldo Caiado para ser a primeira cidade do estado a iniciar a campanha de vacinação, na segunda-feira, dia 18. Ele fez isso em reconhecimento por Anápolis ter sido pioneira, com o prefeito Roberto Naves, a abrir as portas e acolher os cidadãos brasileiros que vinham de Wuhan“, explica.

Anápolis foi a segunda cidade brasileira a imunizar um indivíduo contra o coronavírus, segundo o secretário. A primeira, se desconsiderada a vacinação “extraoficial” ocorrida no estado de São Paulo, e promovida pelo governador João Dória. “Tão logo fizemos a imunização simbólica da campanha com o governador, já fomos para uma Instituição de Longa Permanência para idosos, onde iniciamos a imunização dos que estão em situação de internação: acamados, com dificuldade de locomoção, e dos seus cuidadores“, conta o responsável pela pasta da saúde da cidade.

“Vieram 5.960 doses de vacina para o município de Anápolis. Então fizemos um cálculo estatístico e priorizamos os idosos internados. Logo começamos a imunização dos profissionais de saúde das instituições específicas para Covid, e das áreas críticas das instituições mistas. Paralelamente, priorizamos também os idosos acima de 85 anos, e de forma pioneira, estamos imunizando-os nos seus lares. Hoje, já contabilizamos o total de 850 pacientes imunizados”, conta André Braga.

Sobre as 140 mil vacinas que devem vir para Goiás da leva de 2 milhões que o Brasil receberá da Índia (vacina de Oxford), o secretário ainda não tem ideia de quantas irão para sua cidade, mas acredita que o mesmo cálculo proporcional realizado pela Secretaria de Estado de Saúde na primeira remessa, deve ser repetido para outros imunizantes. “Estamos tranquilos, e aguardando”, afirma Braga.

E tem novidade no sistema de saúde municipal de Anápolis: “Hoje, dia 22 de janeiro, estamos publicando uma nota técnica, em que estamos reavaliando a nossa situação epidemiológica”, conta o servidor público. “Voltaremos a divulgar semanalmente o número de casos novos, a gravidade e a ocupação dos leitos”, garante. “Gostaria de reforçar para a população anapolina que nós podemos ficar tranquilos. Na próxima semana, lançaremos um ambulatório pós Covid, em que pacientes terão tratamento clínico para sequelas“, conta o secretário de saúde.

Veja mais na entrevista acima.