Aniversário de Goiânia tem eventos comemorativos gratuitos a partir desta quinta, 13

O aniversário de Goiânia é em 24 de outubro, mas as celebrações pelos 89 anos da capital goiana começam a partir desta quarta-feira, 13. A programação é extensa com atividades gratuitas em diversos pontos da cidade. O pontapé inicial será com o lançamento do Festival de Arte Cênica – Goiânia em Cena, Festival Canto de Ouro e I Festival Música e Riso. O encerramento no último dia de evento terá um culto ecumênico com apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

“Nossa gestão tem se empenhado em fazer sempre o melhor em todas as áreas da administração e podemos dizer que tem dado certo. Portanto, aproveitem os eventos promovidos e vamos festejar os 89 anos da cidade de Goiânia”, frisa o prefeito Rogério Cruz..

A agenda contará com apresentações musicais, teatro, dança, shows de comédia, lançamento de livros, exposição de arte em outdoor e chorinho na Casa de Vidro, no Teatro Goiânia Ouro, Antiga Estação Ferroviária, Grande Hotel, Teatro Goiânia, além de parques, praças e terminais de ônibus. 

 “A partir do credenciamento de artistas, conseguimos um envolvimento significativo e muito positivo da classe”, destaca o secretário de Cultura, Zander Fábio.

 Confira a programação geral:

I Festival Música e Riso

O evento reunirá artistas, humoristas e cantores goianos, no palco do Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro, para 40 apresentações culturais, realizadas das 17h às 21h. Os ingressos são gratuitos, e podem ser retirados na bilheteria do local das 14h às 18h.

 Data: 13 a 16 de outubro

 Local: Casa de Vidro – Avenida Jamel Cecílio – Jardim Goiás

Festival Canto de Ouro

Serão quatro semanas de shows realizados de quinta-feira a domingo. Um estilo musical por semana: pop-rock, MPB, samba, pagode, rap e sertanejo. Ingressos gratuitos e disponíveis na bilheteria do local.

 Data: 13 de outubro a 6 de novembro

 Local: Teatro Goiânia Ouro – Rua 3 – Centro

Festival de Arte Cênica Goiânia em Cena

O evento, já tradicional no calendário cultural da cidade, ocorre com a proposta Ocupa Gyn, com intervenções urbanas que serão apresentadas em espaços públicos como parques, praças e terminais de ônibus, além dos teatros. São oito dias de festival, com 35 ações culturais entre espetáculos de teatro, dança e circo, oficinas, debates, arrastão cultural e homenagens aos fazedores de arte no município. Ingressos para os locais fechados na plataforma Sympla. Locais abertos não precisam de ingresso.

 Data: 22 a 29 de outubro

 Horário: durante todo o dia

 Locais: Conforme programação

Chorinho

Datas: 14 de outubro (Grupo Saci/Lucas e os Caras)

28 de outubro (João Garoto e Grupo Brasileirinho/Chá de Gin)

Local: Antiga Estação Ferroviária – Praça do Trabalhador – Centro

Aberto ao público e gratuito

Tenda Cultural com shows musicais

Data: 24 de outubro

Hora: 13h30 às 17h

Local: Antiga Estação Ferroviária – Praça do Trabalhador – Centro

Aberto ao público e gratuito

Lançamento dos Livros da Bolsa Hugo de Carvalho Ramos Goiânia

Lançamento do Projeto Goiânia Arte em Door 2022

Data: 24 de outubro

Hora: 18h

 Local: Hall do Teatro Goiânia – Avenida Tocantins – Centro

 Aberto ao público e gratuito

Culto Ecumênico com apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia

 Data: 24 de outubro

 Hora: 19h

 Local: Teatro Goiânia – Avenida Tocantins – Centro

 Aberto ao público e gratuito

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos