Na manhã deste sábado, 18, morreu no Rio de Janeiro a atriz Ilka Soares. Aos 89 anos, ela lutava contra um câncer de pulmão e estava internada há dez dias. A artista não resistiu ao tratamento e faleceu, deixando filhos, netos e bisnetos. Ao longo de sua carreira, acumulou diversos trabalhos no currículo.
Quem foi Ilka Soares
Natural da capital do Rio de Janeiro, Ilka Soares começou as suas primeiras investidas artísticas na metade do século passado. A sua estreia nos cinemas aconteceu em 1949, com o filme “Iracema”, com base no romance de José de Alencar. Naquela época, a atriz estava com 17 anos.
Ao longo dos anos seguintes, Ilka Soares começou a trabalhar em várias obras diferentes. Estrelou longas como “Maior que o Ódio”, “Carnaval em Marte” e “Depois Eu Conto”, todos eles nos anos 1950. Nesse espaço de tempo, a artista também iniciou a sua carreira na televisão.
Ilka Soares começou atuando em esquetes da TV Record, trabalhando também no rádio e em desfiles de moda. A sua estreia na TV Globo ocorreu em 1966, na apresentação do programa “Noite de Gala”. Sua primeira novela pela emissora foi “O Cafona”, de 1971, mas um de seus maiores destaques foi por “Locomotivas”, de 1977.
Seu último trabalho na TV foi na série da HBO, “Mandrake”, de 2007. Quanto à sua vida pessoal, a atriz casou com o ator e produtor Anselmo Duarte, tendo dois filhos com ele. Posteriormente, separou-se e casou-se com o executivo Walter Clark, da TV Globo, tendo uma filha.
Recentemente, Ilka Soares vinha lutando contra um câncer de pulmão. Internada há dez dias na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, ela não resistiu. O horário da morte aconteceu às 7h30 deste sábado. Nas redes sociais, um de seus netos, o estilista Thomaz Azulay, publicou que “ela deixa muita saudade e a certeza de que a vida é bela”.