Apagão, brilho de Aylon e Aparecidense líder. Resumo da 11ª rodada do Goianão

A décima primeira rodada do Goianão inaugurou o terceiro e último turno da competição. Agora só faltam mais quatro rodadas para definir quem irá se classificar para as semifinais e as duas equipes que serão rebaixadas para a segunda divisão. Ao contrário dos dois primeiros turnos onde as equipes do mesmo grupo não se enfrentavam, nas últimas rodadas só ocorrerão jogos entre times do mesmo grupo.

Folgaram

O Itumbiara (Grupo A) e o Atlético (Grupo B) folgaram na rodada já que cada grupo no Campeonato possui cinco times. Eles voltam a campo na décima segunda rodada. O Tricolor enfrenta o Iporá no estádio JK, no domingo. O rubro-negro joga no sábado, às 16h contra o Rio Verde, fora de casa.

Luta contra o rebaixamento

Nessa rodada, 10 gols foram marcados nos quatros jogos. Média de 2,5 por partida. Metade dos gols ficaram concentrados na partida entre Goiás e CRAC que terminou em 3 a 2 para o Esmeraldino. O atacante Aylon entrou no segundo tempo e marcou duas vezes para o Verdão.

Com a derrota, o time do interior permanece na última posição do grupo A com apenas oito pontos ganhos. O CAC folgará na próxima rodada.

O Anápolis venceu o Goianésia por 1 a 0, no Estádio Jonas Duarte, com gol de Felipe Baiano. O Galo abriu quatro pontos da zona de rebaixamento e diminuiu as pretensões de classificação do Azulão para as semifinais. O Tricolor não jogará a próxima rodada.

Cada vez mais líder

A Aparecidense engatou a sétima vitória seguida no campeonato. O Camaleão venceu o Rio Verde, de virada, por 2 a 1. Enry abriu o placar no primeiro minuto do jogo. Robert e Elias fizeram os gols do líder geral do campeonato. O próximo jogo da Aparecidense será fora de casa contra o Goianésia.

Acabou a luz

Em Iporá, o Vila Nova venceu a equipe da casa por 1 a 0 com gol de Everton. O Estádio Ferreirão inaugurou a iluminação. Antes as partidas eram realizadas de dia. Mas, aos 30 minutos da etapa inicial, um gerador explodiu e o estádio ficou sem iluminação. Ninguém se feriu no incidente. Após mais de vinte minutos, a luz foi restabelecida e a partida retomada. Na próxima rodada, o Vila Nova enfrenta o Goiás no domingo, no Serra Dourada.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ministério determina retirada de 12 lotes de azeite; veja lista

12 lotes de azeites de oliva impróprios para o consumo deverão ser recolhidos das prateleiras de supermercados, centro de distribuição ou em estabelecimento envasilhador. A determinação é do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Ao todo, são dez marcas de oito empresas responsáveis, e que representam 82 mil litros do produto apreendido e retirados dos mercados.

Confira lista na tabela abaixo:

A medida, anunciada nesta semana, foi tomada após análises laboratoriais oficiais confirmarem que os produtos não correspondem aos padrões de identidade e qualidade estabelecido no Regulamento Técnico do Azeite de Oliva.

Além dos 12 lotes anunciados, há também outros produtos que foram cautelarmente apreendidos devido a indícios de irregularidades. Esses produtos ainda aguardam parecer laboratorial final.

“Apesar de ainda encontrarmos algumas irregularidades, a grande maioria dos produtos analisados estão dentro da conformidade. Isso reforça que o trabalho que o Mapa vem realizando com as constantes operações têm contribuído para que a cada ano diminua as irregularidades, coibindo quem insiste em fraudar o produto”, destaca o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Hugo Caruso.

Recomendações

Aos que tiverem esses itens em casa, a recomendação é para que sejam devolvidos nos pontos de venda em que foram adquiridos.  O Mapa faz o alerta de risco aos consumidores e reforça a importância de verificarem sempre a lista disponível no site do Ministério, evitando o consumo dos produtos relacionados.

O azeite é o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo, atrás apenas do pescado. Para evitar ser enganado, alguns cuidados devem ser tomados na hora de escolher os produtos:

– desconfie de preços muito abaixo da média do mercado;

– confira sempre a lista de produtos irregulares já apreendidos em ações do Mapa;

– não compre azeite a granel;

– é importante estar atento à data de validade e aos ingredientes contidos; e

– opte por produtos com a data de envase mais recente.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp