Press "Enter" to skip to content

Aparecida de Goiânia inicia monitoramento com câmeras de reconhecimento facial

Em entrevista ao jornal Diário do Estado, o secretário de ciência, tecnologia e inovação, de Aparecida de Goiânia, Cleomar Rocha, fala sobre o monitoramento na cidade através de câmeras com reconhecimento facial.

O secretário explica que junto com o lançamento das 650 câmeras, também foi inaugurado o Centro de Inteligência Tecnológica. A cidade digital é um passo para a construção de uma cidade inteligente.

Segundo o secretário explica que o objetivo da implantação das câmeras é além da segurança. “Conseguimos monitorar as escolas, as unidades de saúde. Conseguiremos saber quanto gastamos, como está o estoque. Conseguiremos não deixar faltar nenhum item de prioridade, quando estiver acabando seremos avisados”, relata.

Cleomar acrescenta que as câmeras inteligentes são capazes de observar identificação facial, quanto identificação de veículos, elas estão integradas em toda cidade, podendo acompanhar veículos e identificar pessoas, podendo ajudar para encontrar pessoas desaparecidas. Focos de incêndio podem ser identificados para auxiliar os bombeiros, em casos de acidentes avisar o Samu.

“É o conjunto de ações de um olhar inteligente que vai varrer toda extensão da cidade 24 horas por dia todos os dias. Quem monitora a cidade é o sistema e não humanos. Quando acontecer algo atípico, o sistema convoca um agente humano.”, descreve o secretário.

O secretário explica que é professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), e possui um laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação, o Media Lab, que possui sede na UFG, que possui pontos de apoia na UNB, USP Campinas, entre outras.

O projeto para cidade de Aparecida de Goiânia foi desenvolvido na UFG. Quando o prefeito Gustavo Mendanha, assumiu, convidou o professor para assumir a Secretaria. O projeto foi realizado após pesquisas, porém as soluções tecnológicas foram adquiridas pela prefeitura.

Confira a entrevista na íntegra: