Press "Enter" to skip to content

Apocalipse das cigarras: bilhões de insetos surgirão no EUA pela primeira vez em 200 anos

Última atualização 29/01/2024 | 16:45

As regiões Centro-Oeste e Sudeste dos Estados Unidos se preparam para receber a visita de milhões e talvez até trilhões de cigarras. Quatro espécies de cigarras da ninhada XIX emergem no sul do país ao final de um ciclo de 13 anos, enquanto as três outras espécies da ninhada XIII começam sua breve vida adulta no Norte após um ciclo de 17 anos.

De acordo com o portal Daily Mail, pela primeira vez, duas ninhadas diferentes de insetos surgirão, acasalando-se e se reproduzindo. Esse tipo de caso ocorre a cada 221 anos, ocorrendo pela última vez em 1803. É um fenômeno muito raro que essas duas ninhadas saiam do solo ao mesmo tempo, mas, isso está previsto para acontecer em maio de 2024. A próxima vez será apenas em 2245, pois o intervalo sempre corresponde a 221 anos.

Os insetos devem começar a cavar rumo ao ar livre em maio, quando o solo a 20 cm de profundidade atinge uma temperatura de 18°C. Espera-se que bilhões de cigarras surjam na primavera do hemisfério norte. Ao todo, 17 estados americanos, incluindo Illinois, Missouri e Alabama, devem enfrentar um mês e meio de muito barulho e visitas indesejadas dentro de casa.

“É raro vermos esse tamanho de emergência de ninhadas duplas. Estamos falando de uma estranheza absoluta da natureza, um dos insetos mais legais da América’’, disse o Dr. Jonathan Larson, entomologista de extensão e professor assistente da Universidade de Kentucky.

Cigarras passam a maioria da sua vida embaixo da terra na forma de larvas e, posteriormente, ninfas. Elas se alimentam da seiva das raízes de árvores e crescem por muitos anos antes de chegar na fase adulta, quando saem do solo, trocam de pele, e saem voando para encontrar um parceiro. Essa última etapa de sua vida dura apenas algumas semanas, durante as quais elas se reproduzem e, depois, morrem.