Press "Enter" to skip to content

Após dias de calor, Goiás promete tempestades neste final de semana

Última atualização 17/11/2023 | 13:01

Na contramão do que tem sido registrado e percebido nos últimos dias, uma frente fria promete mudar completamente o tempo em Goiás neste final de semana. De acordo com a previsão divulgada pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), este sábado será marcado por uma frente fria na região sudeste do Brasil, que começa a alterar as condições do tempo no estado. 

O órgão alerta ainda que haverá potencial risco para formação de tempestades com chuvas fortes e com rajadas de ventos e raios. Em Goiânia, haverá formação de chuvas isoladas e a temperatura máxima será de 36ºC, no sábado, 18, podendo reduzir para 33ºC no domingo, 19. A umidade relativa do ar em Goiânia, no sábado, pode variar entre 25% e 75% e, no domingo, entre 35% e 90%. 

Apesar das temperaturas começarem a apresentar uma gradativa redução neste sábado, Porangatu vai registrar máxima de 40ºC e Itumbiara, máxima de 39ºC. A boa notícia fica por conta da umidade relativa do ar, que sai do estado de alerta. Em nenhuma das cidades cujo tempo é aferido pelo Cimehgo terá umidade do ar abaixo estará abaixo de 20%. 

Para domingo, 18, as temperaturas máximas de Porangatu serão de 39ºC e de Itumbiara, 36ºC. Já a umidade relativa do ar aumenta também gradativamente, passando as mínimas acima de 20%, no sábado, para acima de 30%, no domingo. 

Chuvas pelo Brasil 

No mesmo sentido, outros estados também vão presenciar essas mudanças bruscas no tempo. De acordo com Instituto de Meteorologia (Inmet), há perigo potencial para tempestades em sete estados brasileiros, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e no Distrito Federal.