Press "Enter" to skip to content

Aposentados tem até o dia 31 para realizar a prova de vida

Na próxima sexta-feira (31) termina o prazo para aposentados, pensionistas e anistiados políticos do executivo federal para realizarem a prova de vida, que estava suspensa, entre janeiro de 2020 e setembro de 2021, devido a pandemia do novo coronavírus. A suspensão foi decretada como medida de prevenção ao contágio pela Covid-19, mas em outubro de 2021 voltou a ser exigida.

A secretaria de gestão do Ministério da Economia, informou que, para realizar a prova de vida, osbeneficiários devem comparecer presencialmente a uma agência do banco onde recebem o pagamento, com seus documentos de identificação com foto.

Prova de vida virtual

Também será possível a realização da prova de vida digital. Para esse tipo de serviço será necessário ter a biometria (identificação digital) já cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN).

Pelo celular, será necessário a instalação do aplicativo gov.br, por meio do qual é realizada a validação facial. O acompanhamento da situação da prova de vida, assim como o alcance do seu comprovante e notificação para lembrar o prazo da realização são realizados pelo aplicativo SouGOV.BR, desenvolvido especialmente para servidores ativos, aposentados, pensionistas da Administração Pública Federal.

Independente do canal em que se foi feita a prova de vida, o beneficiário poderá consultar sua situação pelo aplicativo SouGOV.BR, disponível em todas as lojas de aplicativos, ou no site:  www.gov.br/sougov