Arraiá do Goiânia 2 está de volta com muita tradição e expectativa de grande público

Tradição junina no Arraiá do Goiânia 2, retorna recheada com comidas típicas e muita diversão

“Olha a chuvaaaaa. É mentiraaaaa”. “Olha a festaaaaa”. Sim, é verdade. A Comunidade Nossa Senhora do Caminho, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, dá início à 21ª edição do Arraiá do Goiânia 2, na Avenida Pedro Paulo de Souza, Setor Goiânia 2. A tradicional festa junina ocorrerá nos dias 6 a 8 e 13 a 15 de junho, prometendo superar a marca de 35 mil visitantes ao longo dos sete dias de celebração.

“Esta festa é uma tradição no calendário junino de Goiânia e atrai todos que apreciam boa comida e música”, afirma o Padre Weliton da Silva, pároco da comunidade. “Nossa expectativa é reunir famílias para celebrar a fé e as tradições juninas, contando com o apoio de cerca de 250 voluntários dedicados.”

Como sempre, uma programação rica e diversificada vai reunir shows musicais, sorteios de prêmios, bingos, correio elegante e uma área de entretenimento para as crianças, incluindo pula-pula, venda de brinquedos e touro mecânico.

Delícias juninas

Além das atrações, os presentes poderão desfrutar de apresentações de grupos de quadrilhas e saborear uma variedade de comidas e bebidas típicas, como pamonha, canjica, milho cozido, bolo de milho, chica doida e pipoca.

O valor da entrada é de R$ 20,00. No entanto, quem participar das missas realizadas nas quintas e sextas-feiras às 19h na Comunidade Nossa Senhora do Caminho terá entrada gratuita no Arraiá.

A organização também oferece estacionamento e segurança no local aos visitantes. Toda a arrecadação será destinada à evangelização das comunidades da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e à construção do templo principal da Comunidade Nossa Senhora do Caminho. Confira abaixo a programação:

Tradição junina no Arraiá do Goiânia 2, retorna recheada com comidas típicas e muita diversão (Foto: Divulgação)

SHOWS:
06/06 – FORRÓ DOS SANTOS
07/06 – FORRÓ DONA FLORA
08/06 – TRIO ARISTIDES
13/06 – MATHEUS E GUSTAVO
14/06 – BANDA CAJU COM SAL
15/06 – ZHEEL CHICLETEIRO

SERVIÇO:
Arraiá do Goiânia 2
* Dias: 06 a 08 e 13 a 15 de junho de 2024
* Horário: A partir das 19h (as missas serão nas quintas e sextas na Comunidade Nossa Senhora do Caminho)
* Local: Av. Pedro Paulo de Souza, quadra 02, área 28 – Em frente ao Parque Leolídio di Ramos Caiado – Goiânia 2

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vila Cora Coralina abre mostra africana no Dia da Consciência Negra

A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), vai receber a exposição Arte Africana: Máscaras e Esculturas, uma das primeiras do gênero em Goiânia. A mostra será inaugurada no Dia Nacional da Consciência Negra, quarta-feira, 20, às 19 horas.

Evento é aberto ao público.

A exposição é composta de 416 peças da Coleção África, que reúne máscaras, estatuetas e outros objetos de uso cotidiano e ritualístico, com curadoria assinada por Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim, Renato Araújo e Danilo Garcia. É uma exposição representativa da arte tradicional africana, incluindo esculturas e conjuntos especiais, como:

  • talheres,
  • pentes,
  • polias,
  • mama watas (figura lendária da mitologia africana ocidental),
  • bronzes,
  • adornos,
  • peças ritualísticas,
  • apoios de nuca
  • e tecidos.

As máscaras são portais de cultura ancestral, simbolizando segredos e espíritos do continente africano. As esculturas também são marcadas por significados de rituais. Além disso, utensílios domésticos, instrumentos musicais e bancos de sentar formam um grande mosaico da vida e crenças do continente africano.

Dia Nacional da Consciência Negra

Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a exposição “Arte Africana: Máscaras e Esculturas” não poderia acontecer em um momento mais simbólico e significativo como a abertura no Dia da Consciência Negra.

“Este é um dia de reflexão, celebração e reconhecimento das contribuições inestimáveis dos povos africanos à nossa cultura e identidade. Abrir essa exposição neste dia nos conecta profundamente às nossas raízes e nos lembra da beleza, diversidade e riqueza da arte africana”, destaca.

Coordenador da Vila Cultural, o curador Gilmar Camilo explica que a montagem da mostra foi “desafiadora”, pela quantidade de peças, detalhes e cuidados envolvidos.

“E também profundamente instigante, pelo volume de obras e significativa contribuição cultural que essa exposição representa para o Estado de Goiás e o público visitante”, completa Gilmar.

Vila Cora Coralina abre mostra africana no Dia da Consciência Negra
Mostra seguirá aberta à visitação até 6 de abril de 2025 (Fotos: Secult-GO)

Arte Africana: Máscaras e Esculturas

Arte Africana: Máscaras e Esculturas começou a ser montada no dia 1º de novembro e envolve o trabalho de 10 pessoas entre servidores da Vila Cultural Cora Coralina e equipe do coletivo cultural Bëi, sob coordenação do curador Danilo Garcia e supervisão de Gilmar Camilo.

A visitação Arte Africana: Máscaras e Esculturas estará disponível até 6 de abril de 2025. A Vila Cultural Cora Coralina funciona de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita. O espaço permite a entrada de animais de estimação, desde que com coleira.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos